*LRCA Defense Consulting - 06/10/2025
Conforme esta Consultoria adiantou ontem à noite, o Reino da Suécia adquiriu hoje quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer. O contrato também inclui sete opções de compra adicionais, abrindo caminho para futuras aquisições por outras nações europeias.
Este importante marco para a defesa na Europa faz parte de uma parceria trilateral mais ampla entre Áustria, Suécia e Holanda, que visa promover a aquisição conjunta, a interoperabilidade e a cooperação de longo prazo em torno da plataforma C-390 Millennium. As sete opções assinadas neste contexto refletem o crescente interesse europeu nesta aeronave de próxima geração e um compromisso compartilhado com a modernização das capacidades de transporte aéreo tático em todo o continente.
A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Uppsala, apresentada pelo Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Jonas Wikman, e contou com a presença do Sr. Pål Jonson, Ministro da Defesa da Suécia, juntamente com representantes de defesa de outros operadores do C-390, como Holanda, Brasil, Áustria, Portugal, Hungria e República Tcheca.
Com esta aquisição, a Suécia se torna mais um membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a se juntar à parceria estratégica já estabelecida pela Holanda e pela Áustria, que coletivamente encomendaram nove C-390s em 2024.
Ao escolher o C-390 Millennium, a Suécia aumentará suas capacidades operacionais e interoperabilidade, ao mesmo tempo em que se beneficiará das sinergias europeias em treinamento e suporte ao ciclo de vida.
“Esta aquisição representa um marco importante na modernização e no fortalecimento da Força Aérea Sueca. Com o C-390 Millennium, estou convencido de que aumentaremos nossa eficiência operacional e, ao mesmo tempo, aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus”, disse Pål Jonson, Ministro da Defesa da Suécia.
“ É uma honra receber a Suécia na família C-390 Millennium”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta parceria reforça a crescente reputação da aeronave como o novo padrão para transporte aéreo tático na Europa e entre as nações da OTAN. Com o C-390 Millennium, a Embraer reuniu o melhor da tecnologia aeroespacial para fornecer à Suécia uma aeronave capaz de executar as missões mais exigentes — a qualquer hora e em qualquer lugar .”
“Desde 2024, entendemos o quanto o C-390 representa um ativo estratégico para o aprimoramento de nossas capacidades operacionais. Temos o prazer de contar com a Suécia entre nossos parceiros — um país renomado por sua expertise em operações aéreas. Juntos, aproveitaremos ao máximo esta aeronave de última geração para fortalecer a segurança em toda a Europa”, disse Gijs Tuinman, Ministro de Aquisição de Armas e Pessoal dos Países Baixos.
“Estamos muito satisfeitos em receber a Suécia em nossa
parceria europeia. Juntos, estabeleceremos novos padrões de eficiência e
interoperabilidade para nossas missões mais exigentes nas próximas décadas”,
disse o Tenente-General Harald Vodosek, Diretor Nacional de Armamentos das
Forças Armadas Austríacas.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira em 2019, na Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, na Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de executar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho.
A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).