*LRCA Defense Consulting - 21/11/2025
A MBDA anunciou, nesta sexta-feira (21), a assinatura de seu primeiro contrato de exportação do sistema de defesa contra drones SKY WARDEN. O acordo foi firmado com um país do Oriente Médio, consolidando a presença internacional da empresa no crescente mercado de soluções antidrone.
Segundo Lorenzo Mariani, diretor executivo de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do grupo, o contrato representa um marco estratégico para a companhia. “Assinar este contrato de exportação marca um passo crucial em nosso compromisso de garantir a segurança e a soberania de nossos parceiros ao redor do mundo. O SKY WARDEN oferece uma resposta inovadora e abrangente aos desafios apresentados por ameaças aéreas assimétricas”, afirmou o executivo.
Premiado com o Frontex C-UAS Prize 2025 e reconhecido como o “melhor sistema para proteger as fronteiras da União Europeia”, o SKY WARDEN é uma solução de defesa em múltiplas camadas, capaz de detectar, identificar e neutralizar drones de diferentes tamanhos e tipos em um raio de até oito quilômetros. O sistema é fruto da evolução de uma arquitetura de comando e controle (C2) multi-sensor e multi-efetor desenvolvida pela MBDA, que utiliza inteligência artificial para aumentar a precisão na classificação de ameaças.
O SKY WARDEN integra uma ampla gama de efetores, como o laser CILAS HELMA-P, bloqueadores omni e direcionais, interceptadores aéreos MBDA HTK (Hit-to-Kill) e o míssil MISTRAL 3 — este último com taxa de interceptação superior a 96%. A empresa destaca que a composição do sistema pode ser customizada conforme as necessidades operacionais, tornando-o escalável e adaptável a diferentes cenários de emprego.
Outro diferencial do SKY WARDEN é sua arquitetura modular, que permite a integração de novos sensores e armas à medida que surgem novas ameaças. O sistema pode ser configurado tanto em versões fixas, para defesa de infraestruturas críticas, quanto em plataformas móveis, além de ser compatível com sistemas de médio alcance como o VL MICA e o CAMM-ER.
O desenvolvimento do SKY WARDEN segue em ritmo acelerado, impulsionado pela recente incorporação do laser HELMA-P — adquirido pela MBDA junto à CILAS —, ampliando o portfólio de soluções de neutralização disponíveis na plataforma.
Sobre a MBDA
Com mais de 18 mil funcionários, a MBDA é líder mundial no desenvolvimento de sistemas de armas complexos, tendo como acionistas a Airbus (37,5%), a BAE Systems (37,5%) e a Leonardo (25%). O grupo atua na concepção e fabricação de armamentos avançados para as forças terrestres, navais e aéreas, apoiando a soberania de países europeus e seus aliados em todo o mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).