Pesquisar este portal

20 fevereiro, 2023

EUA - Revisão da arma: pistola Taurus GX4XL TORO 9mm

A Taurus GX4XL TORO tem uma aparência melhor, vem pronta para ótica, dispara com a mesma precisão (se não melhor), é confiável o suficiente e tem um preço de rua algumas centenas de dólares a menos do que as outras 9mms microcompactas. A GX4XL TORO é uma grande arma.


*The Truth about Guns, por Jon Wayne Taylor - 17/02/2023

Com a GX4XL TORO, a Taurus está entrando em um dos segmentos de mercado de mais rápido crescimento, mais desafiadores e mais procurados na indústria de armas: armas de transporte microcompactas de maior capacidade. Após a nova SIG P365 de definição de padrão e os modelos subsequentes dos concorrentes, os consumidores agora esperam muito de uma pequena arma.

E a Taurus entregou.

A GX4XL é simplesmente a Taurus GX4 lançado anteriormente com um ferrolho de 1″ mais longo. Os benefícios desse comprimento extra são bastante óbvios: um raio de visão mais longo para disparos mais precisos e mais massa na frente para reduzir o recuo. A desvantagem é... bem... ainda é um ferrolho curto e fino em uma arma de fogo facilmente ocultável, então... nenhuma desvantagem significativa, na verdade.

Esta é também a versão Taurus Optics Ready Option (TORO) da linha GX4, que permite ao atirador instalar facilmente uma gama de óticas na arma. De acordo com o tema de baixo custo/alto valor, montei uma mira Micro Reflex de 21 mm da série Primary Arms Classic nesta GX4XL durante a maior parte da revisão.

Se há um lugar em que sou um grande fã da óptica de pistola, é em sub e microcompactas. Existem alguns grandes desafios típicos das microcompactas - pequena capacidade e visão ruim. O problema da capacidade está bem resolvido, e com a ótica, o problema das miras também. É bom também ter aquela grande saliência da mira para usar para manipular o ferrolho em caso de mau funcionamento.

A Taurus pensou um pouco na estética da linha GX4. Há mudanças sutis no ferrolho que o vinculam ao design do quadro. Esses são pequenos detalhes, mas há linhas e ângulos em toda a arma que não precisam ser assim apenas para função, mas servem para dar à pequena pistola um tema consistente.

A pegada também foi bem feita, com um leve rebaixamento no guarda-mato e material removido no polegar para uma pegada mais natural. A GX4XL também vem com dois backstraps (talas da empunhadura) diferentes e toda ela é texturizada como fita de skate. Isso se tornou comum em muitos projetos de pistolas mais recentes e por um bom motivo. Ele mantém a mão no lugar mesmo quando as palmas das mãos estão molhadas e suadas.

A GX4XL vem com dois carregadores e duas extensões de carregador. Com o carregador de fábrica embutido, a GX4XL contém 11+1 cartuchos de munição 9x19mm. Durante toda a minha revisão, carreguei um carregador completo mais uma rodada na câmara. Essa prática nunca causou problemas.

Com aquele aperto pequeno e extremamente ocultável, o dedo mindinho das minhas mãos de tamanho grande mal se segura. Com a adição da extensão +2, o carregador comporta 13+1 rodadas e permite facilmente uma pegada completa, mesmo com mãos grandes. Para ser claro, você pode executar os carregadores em qualquer configuração - ou misturá-los - apenas com o que vem de fábrica.

Ambas as placas de base, a de encaixe nivelado e a estendida, incluem recortes de saliência para os dedos, borda da mesa ou o que for necessário para remover um pente preso. É bom ter isso, mas nunca precisei dele para esta revisão. O lançamento do carregador (comutável) nunca falhou ao extraí-los com autoridade e nenhum carregador falhou ao carregar e travar em casa.

O gatilho inclui a onipresente guia de “segurança” no meio do sapato e quebra com algumas pequenas partidas e paradas em uma média de 5 lbs 1 oz. O gatilho em si é perfeitamente adequado, mas não excepcional, e aqueles que estão familiarizados com o M&P 2.0 descobrirão que ele tem uma sensação muito semelhante à série GX4 em geral.

Uma das poucas coisas que não gostei na GX4XL foi o fato de exigir uma ferramenta para remover o ferrolho do quadro. Para ser justo, essa “ferramenta” pode ser a borda de um cartucho, uma moeda, uma chave de fenda ou a aba de plástico fornecida na parte inferior do chaveiro Taurus GX4XL que vem na caixa.

Com o deslizamento, um recurso torna-se imediatamente óbvio... trilhos longos e contínuos. Duvido das afirmações de algumas empresas de que trilhos mais longos levam a mais precisão ou longevidade, mas certamente não pode prejudicar.

O que também não prejudica é o sistema de recuo duplo. É tão bem feito quanto qualquer um dos principais fabricantes.

Quando se trata de confiabilidade, dou um passe para qualquer arma nas primeiras 50 rodadas. Houve, no entanto, duas falhas de alimentação, ambas ocorridas entre as rodadas 250 e 350, e ambas com o cartucho Remington UMC 115gr FMJ .

Nas duas vezes, um simples toque com a palma da mão na parte de trás do slide enviou a rodada para casa. Nenhuma outra rodada falhou de forma alguma, incluindo pontos ocos da Federal e Wilson Combat em 124gr + P, bem como rodadas FMJ de 147gr de uma variedade de fabricantes. Mesmo as rodadas IMI 115gr Di-Cut alimentaram-se bem.

No total, dei 500 tiros com a GX4XL, lubrificando a arma com Lucas Oil antes de atirar e nunca mais limpei ou lubrifiquei a arma de qualquer forma até que a revisão terminasse. Atirei 420 tiros em um dia, em duas sessões com almoço no meio. Nada mal (o tiroteio ou o almoço).

Disparar mais de 400 tiros de uma microcompacta 9 × 19 em um dia nem sempre é divertido. Apesar do recuo relativamente leve da bala de pistola central mais popular do mundo, mesmo isso pode se tornar uma tarefa árdua com algumas pistolas pequenas. Não é assim com a GX4XL.

Esta pequena arma de 20 onças lida com o recuo muito melhor do que eu esperava. Ainda não descobri por que isso acontece, mas certamente todo o design da armação, o sistema de recuo e a textura da empunhadura são mais do que a soma de suas partes.

Seja qual for o motivo, a Taurus GX4XL é uma arma surpreendentemente rápida. A pistola dispara e recua de volta à posição muito mais rápido do que eu esperava e muito mais como uma arma maior. Especialmente com rodadas de pressão padrão de 115gr, o ferrolho permanece bem plano e encontrar o ponto vermelho ou a mira frontal após o recuo acontece com rapidez.

A maior surpresa desta arma foram os pequenos grupos que produziu. Atirando de um saco a 25 jardas, o pior grupo de 5 tiros em quatro sequências de tiros teve uma média de 2,8″. Esse foi o Remington UMC 115gr. FMJ. Mais uma vez, para deixar claro, essa foi a pior rodada de tiro que coloquei na GX4XL. A melhor rodada de tiro foi a rodada Wilson Combat Pinnacle 115gr TAC-XP +P, que disparou grupos médios de 2,3″. Para uma arma microcompacta de orçamento com um raio de visão de 5,6″, isso é muito bom.

Todos os disparos para grupos foram feitos com mira de ferro pela simples razão de que eu estava atirando em grupos ligeiramente menores com os ferros do que com a ótica de ponto vermelho a 25 jardas, e nenhum dos disparos para grupos foi cronometrado.

Quando atirei com esta arma pela primeira vez, não fiquei impressionado. Isso porque tenho filmado muitas SIG 365s, Hellcats e outras 9mm microcompactas, e esta era muito parecida com essas. Então, um amigo meu comprou uma Kimber Micro 9 Raptor com base em minha análise anterior.

Eu gostaria que ele tivesse me ligado. Eu teria dito a ele para comprar uma GX4XL. O fato de eu ter escolhido esta Taurus em vez daquela (muito boa) Kimber para mim me fez repensar minha avaliação da GX4XL.

O ponto principal é que a Taurus GX4XL TORO tem uma aparência melhor, vem pronta para ótica, dispara com a mesma precisão (se não melhor), é confiável o suficiente e tem um preço de rua algumas centenas de dólares a menos do que as outras 9mms microcompactas. Eu tenho filmado. Esta arma tem tudo isso… e é uma microcompacta que é realmente divertido de atirar.

Especificações: Taurus GX4XL TORO
CALIBRE: 9MM LUGER
CAPACIDADE: 13 Munições (carregadores com capacidade para 11 e 10 munições disponíveis.)
MIRA FRONTAL: Fixa
MIRA TRASEIRA: Drift Ajustável
PRONTA PARA ÓPTICA: Sim
CARREGADORES INCLUÍDOS: 2
TIPO DE AÇÃO: SAO
MATERIAL DO FERROLHO: Aço inoxidável revestido com gás nitreto
MATERIAL DO CANO: Comprimento do tambor de aço inoxidável revestido DLC : 3,71 pol.
COMPRIMENTO TOTAL: 6,43 pol.
ALTURA TOTAL: 4,40 pol.
LARGURA TOTAL: 1,08 pol.
PESO TOTAL: 20,00 onças. (Descarregada)
TAXA DE TORÇÃO: 1:10 – polegada RH twist, 6 ranhuras
MSRP $ 469,99 (Encontrada facilmente online por $ 360 ou menos)

Classificações (de cinco estrelas):
Estilo e aparência * * * *
A Taurus GX4XL está claramente um passo acima da concorrência quando se trata de aparência. Eles fizeram um ótimo trabalho amarrando os vários elementos de design ao longo do ferrolho e do quadro.

Personalização * * * * *
Pronta para ótica, várias alças traseiras e opções de carregador incluídas com a arma básica de fábrica. Também é de uma linha estabelecida, e a Taurus é ótima com peças e disponibilidade de opções em seu site.

Confiabilidade * * *
Duas falhas de alimentação com o mesmo cartucho, no meio da revisão, de 500 cartuchos disparados, incluindo 420 em um dia e sem manutenção. (Como um aparte, eu aprecio que o que agora considero mediano eu teria considerado excelente 30 anos atrás. Armas e munições percorreram um longo caminho na última geração.)

Precisão * * * *
Muito, muito bom. Nada tocou a marca de 2″ em 25 jardas, mas nada ficou maior que a marca de 3″ também. Em uma pistola deste tamanho, isso é impressionante.

No geral * * * *
As duas falhas de alimentação empurraram esta arma para fora da categoria excepcional, mas não se engane, fiquei genuinamente surpreso com a alta qualidade geral desta pistola. Mesmo depois da minha avaliação do Taurus 856 Executive Grade, não achei que gostaria dessa arma, em parte porque não gosto de microcompactas, mas também porque não fiquei impressionado no passado com as semiautomáticas da Taurus no mercado. Após esta revisão, isso mudou. O que quer que a Taurus esteja fazendo, eles precisam continuar. 

A GX4XL TORO é uma grande arma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque