Pesquisar este portal

01 agosto, 2025

Embraer desenvolve forte parceria industrial com a Lituânia, ao mesmo tempo em que fortalece sua presença na Europa


*LRCA Defense Consulting - 01/08/2025

A Embraer, empresa aeroespacial líder, está trabalhando com a indústria lituana para estabelecer uma cooperação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa. Esta parceria ocorre após a decisão da Lituânia de selecionar a aeronave de transporte militar C-390 Millennium em junho de 2025. 

Nas últimas semanas, uma delegação de especialistas da Embraer viajou pela Lituânia para se reunir com parceiros industriais locais e visitar diversas instalações. Sua expertise abrange diversas áreas-chave, incluindo Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), Engenharia, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão da Cadeia de Suprimentos. 

“Nos reunimos com diversas organizações industriais lituanas e observamos sua expertise e capacidade”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Contribuiremos para a capacidade de defesa da Lituânia com a aeronave C-390 Millennium e também apoiaremos o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.” 

Desde o início dos anos 2000, a Embraer Defesa e Segurança tem ampliado sua presença na Europa por meio de investimentos estratégicos em empresas de defesa, da instalação de unidades industriais e da expansão de sua rede de fornecedores. Notavelmente, mais de 40% da cadeia de suprimentos do C-390 é proveniente de parceiros europeus. 

Recentemente, a Embraer lançou diversos projetos importantes de cooperação industrial com Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia. A criação da Embraer Defesa Europa, com sede em Lisboa, Portugal, demonstra ainda mais o compromisso contínuo da empresa com a colaboração com a UE e a OTAN. Isso inclui planos para estabelecer Centros de Treinamento C-390 e aprofundar relacionamentos com instituições de defesa em toda a região. 

As discussões sobre cooperação industrial entre a Lituânia e a Embraer refletem os objetivos estratégicos delineados pelo Ministério da Defesa da Lituânia e pelo Ministério da Economia e Inovação, visando construir uma base industrial de defesa resiliente e preparada para o futuro, bem como cooperação com instituições de ensino e pesquisa. 

O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade superior, capacidade de carga útil e flexibilidade de missão. 

A sua escolha alinha a Lituânia com um número crescente de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Eslováquia, Hungria, Holanda, Áustria, República Checa e Suécia, que também escolheram o C-390 para modernizar as suas forças aéreas. Ao adotar o C-390 Millennium, a Lituânia aumentará significativamente as suas capacidades operacionais, com a garantia adicional de que todas as necessidades operacionais e o suporte vitalício da aeronave poderão ser fornecidos inteiramente na Europa. 

Desde que entrou em operação em 2019, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%. 

O C-390 é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso, recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque