*LRCA Defense Consulting - 27/10/2025
O Instituto Militar de Engenharia (IME) reforçou sua posição na vanguarda científica brasileira com a inauguração, no dia 20 de outubro, do moderno Microscópio Eletrônico de Transmissão com Fonte de Emissão de Campo (MET-FEG). Instalado no Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) do campus do Parque de Instrução Ricardo Franco, na histórica Fortaleza de São João, Rio de Janeiro, o equipamento representa um salto tecnológico para pesquisa nacional em micro e nanoestruturas.
O MET-FEG é capaz de realizar análises em escala subatômica, permitindo investigações de nanopartículas e materiais avançados com precisão inédita no país. O laboratório foi totalmente reformado para receber o novo aparelho, que coloca o IME entre os centros científicos mais avançados do Brasil para pesquisas em Defesa, Energia, Meio Ambiente e Saúde. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades militares, professores e pesquisadores de instituições de destaque, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.
O investimento de R$ 4,99 milhões foi financiado por meio da
FINEP, através de uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação. O projeto de expansão, coordenado pelo Professor Marcelo Henrique
Prado da Silva, ampliará a infraestrutura científica do IME e permitirá que
pesquisadores de diferentes áreas utilizem o equipamento em projetos
multidisciplinares de alto impacto.
O novo microscópio proporcionará investigações avançadas para o desenvolvimento de novas tecnologias estratégicas, essenciais para o fortalecimento da soberania nacional. Além disso, o local está preparado para fomentar colaborações acadêmicas e industriais, reafirmando o IME como referência em inovação e formação de pesquisadores voltados ao desenvolvimento científico do Brasil.
Com essa iniciativa, o Instituto Militar de Engenharia não apenas moderniza seus laboratórios, mas também impulsiona avanços relevantes em setores de grande importância para o país e reafirma seu protagonismo na pesquisa de materiais nanoestruturados.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).