*LRCA Defense Consulting - 24/10/2025
Em um marco estratégico para a defesa nacional, a Hungria anunciou a implementação do avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 Millennium, da Embraer, para operar a partir de 2026 no suporte logístico dos seus caças Gripen C/D. A aeronave brasileira, já entregue e integrada à força aérea húngara, em breve trará capacidade inédita de reabastecimento em voo, aumentando a autonomia e flexibilidade operacional dos caças europeus em serviço.
O KC-390 se destaca como um moderno avião multimissão, com capacidade para carregar até 26 toneladas de carga, velocidade de cruzeiro próxima a Mach 0.8 (870 km/h), e capacidade para agir em diversas missões, desde transporte de tropas e carga, evacuação médica com Unidade de Terapia Intensiva móvel (já adquirida pela Hungria), até apoio em operações humanitárias e combate a incêndios. Seu sistema de reabastecimento aéreo já foi validado pela Embraer e parceiros, permitindo reabastecer caças como o Gripen, e também recarregar seu próprio combustível em voo — uma proeza única na categoria.
Paralelamente, a Hungria planeja a substituição gradual dos seus antigos caças F-16AM/BM Fighting Falcon pelo moderno Gripen E, versão avançada do Gripen que oferece superioridade tecnológica, capacidade de combate ampliada e integração com sistemas de defesa aliados. A aquisição do KC-390 para suporte logístico aéreo reforça a intenção do país em manter uma frota de caças eficiente e operacionalmente autônoma, alinhada às necessidades modernas de defesa e interoperabilidade dentro da OTAN.
Kristóf Szalay-Bobrovniczky, Ministro da Defesa da Hungria, ressaltou que o KC-390 representa um salto de capacidade para a força aérea nacional, oferecendo versatilidade e maior alcance O executivo da Embraer, Bosco da Costa Junior, destacou a combinação de alta performance, flexibilidade e baixo custo operacional do KC-390, que o torna a escolha ideal para a Europa e parceiros da OTAN.
Assim, o alinhamento entre o KC-390 Millennium e o Gripen E colocará a Hungria em um patamar elevado de modernização militar, garantindo preparo para desafios futuros e o fortalecimento de sua defesa aérea com tecnologia de ponta, suportada por um sistema logístico eficiente e versátil.
Saiba mais:
- KC-390: parceria entre Embraer e Hungria abre nova era de autonomia aérea na Europa

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).