Pesquisar este portal

08 fevereiro, 2026

Elbit Systems revela variante do Embraer C-390 Millennium de inteligência (ISR) e guerra eletrônica (SIGINT) no Singapore Airshow

A empresa israelense de defesa Elbit Systems revelou, durante o Singapore Airshow, que está trabalhando em uma versão de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Inteligência de Sinais (SIGINT) da aeronave de carga Embraer C/KC-390 Millennium

Captura de tela de um vídeo da Elbit Systems de janeiro de 2026 mostrando um C-390 Millennium em um sistema de segurança naval em rede mais amplo, contra ameaças simétricas e assimétricas, desempenhando funções de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e detecção eletrônica. (Crédito da imagem: Elbit Systems) 

*TheAviationist, por Parth Satam – 07/02/2026

A empresa israelense de defesa Elbit Systems revelou, durante o Singapore Airshow, que está trabalhando em uma versão de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Inteligência de Sinais (SIGINT) da aeronave de carga Embraer C/KC-390 Millennium. A Aviation Week publicou ainda uma imagem de um modelo em escala reduzida na exposição e citou representantes da Elbit, em segundo plano, afirmando que a empresa está "buscando o mercado para utilizar o Embraer C-390 como uma plataforma aérea de inteligência".

Além disso, durante o salão aeronáutico de 3 de fevereiro, a Embraer anunciou que o primeiro C-390 da Coreia do Sul "chegou à fase final do processo de montagem" e também identificou o Uzbequistão como um dos compradores da aeronave, cujo nome não havia sido divulgado anteriormente. Além do Brasil, o C-390 também é utilizado pela Suécia , Portugal, República Tcheca, Lituânia e Hungria, enquanto os futuros clientes são a Holanda, a Eslováquia e a Áustria. Com a adição da Coreia do Sul e do Uzbequistão, o número total de usuários do C-390 chega a 11.

A missão da Elbit com o C-390 era de inteligência aérea e patrulha marítima
Embora os executivos da Elbit não tenham revelado o potencial comprador da nova variante, o relatório afirmou que o modelo mostrou que o conceito SIGINT possui uma torreta esférica eletro-óptica/infravermelha (EO/IR) e sistemas de guerra eletrônica. Tanto o vídeo quanto a foto do modelo publicados pela Aviation Week também mostram a presença de um pod instalado sob o queixo, que lembra o Sistema de Reconhecimento Aerotransportado Multiespectral MS-110 .

O sensor eletro-óptico pode ser uma das estruturas em forma de torre na carenagem que abriga o trem de pouso esquerdo. Várias antenas nas deriva também são visíveis, provavelmente relacionadas ao conjunto de guerra eletrônica/inteligência de sinais (EW/SIGINT), bem como à inteligência eletrônica e de comunicações (COMINT/ELINT).

A Elbit já trabalhou no C-390 anteriormente, instalando seus sistemas de contramedidas eletrônicas (ECM) e sensores de autodefesa contra mísseis, radares e alertas infravermelhos em C-390 portugueses após uma encomenda em 2019, e tem contrato desde 10 de dezembro de 2024 para futuros C-390 holandeses e austríacos.  

Um close do pod montado no queixo, retirado do vídeo de janeiro de 2026, também visto no modelo em escala exibido no show aéreo de Singapura. (Crédito da imagem: Elbit Systems)

Recentemente, a Elbit apresentou o C-390 em um cenário marítimo em um vídeo conceitual publicado em 13 de janeiro de 2026 , onde a aeronave atuava como componente de uma rede naval integrada de sensoriamento, detecção, rastreamento, comunicação e guerra eletrônica. O C-390, em sua configuração para a missão, é mostrado operando em conjunto com navios de combate de superfície amigos, veículos de superfície não tripulados (USVs) e drones ISR de longa duração na destruição de USVs hostis, mísseis antinavio disparados da costa e enxames de drones inimigos. 

O vídeo da Elbit de janeiro também mostra a aeronave carregando os pods SPEAR de contramedidas eletrônicas avançadas (AECM) sob as asas. Entramos em contato com a Embraer e a Elbit em janeiro a respeito do vídeo conceitual e, recentemente, sobre a apresentação no Singapore Airshow para obter mais detalhes, e atualizaremos esta matéria assim que recebermos uma resposta.

É possível que a versão de janeiro esteja vagamente relacionada ao conceito de SIGINT, ISR e EW revelado no Singapore Airshow. As pequenas divergências na configuração e no equipamento dos sensores provavelmente permanecerão inalteradas até que a empresa identifique um cliente em potencial.

Curiosamente, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer trabalham juntas desde 2024 no desenvolvimento de uma versão dedicada à Patrulha Marítima (MPA), designada C-390 IVR.

Suítes de guerra eletrônica e autoproteção da Elbit
Como mencionado anteriormente, a Elbit anunciou em 31 de outubro de 2019 que havia sido contratada por Portugal em um contrato de US$ 50 milhões para integrar seu pacote completo de ECM (Contramedidas Eletrônicas) e autoproteção nos KC-390 da Força Aérea Portuguesa (PtAF). Na ocasião, a Elbit afirmou que o pacote incluía o conjunto completo de guerra eletrônica, composto por “sistemas de alerta de radar e laser, sistema de alerta de mísseis infravermelhos, sistema de lançamento de contramedidas, sistema de contramedidas infravermelhas direcionais (DIRCM) e sistema de POD (Disparo de Contramedidas Eletrônicas Ativas) de ECM”.  

O trabalho deveria ser concluído ao longo de um período de cinco anos e, em 5 de julho de 2023, surgiram imagens da implantação oficial dos dois pods em uma demonstração aérea. Em seguida, em 10 de dezembro de 2024, a Elbit anunciou dois contratos com duas nações europeias não identificadas, avaliados coletivamente em US$ 175 milhões, que incluíam Suítes de Autoproteção para as aeronaves C-390 de uma nação europeia e uma “Sistema Avançado de Guerra Eletrônica” para o C-390 de outro membro europeu da OTAN. Observadores concluíram que essas nações eram a Holanda e a Áustria.

A Elbit identificou o sistema de guerra eletrônica como seu pod SPEAR AECM, “que pode ser facilmente instalado e transferido entre aeronaves na linha de voo”. A empresa listou os sistemas de autoproteção como o “Receptor Digital de Alerta de Radar, Sistema de Alerta de Mísseis por Infravermelho (MWS), Sistema de Alerta a Laser (LWS), Sistema Dispensador de Contramedidas (CMDS) e o sistema DIRCM da família MUSIC”.

O sistema J-MUSIC DIRCM da Elbit, parte da família de sensores MUSIC que interferem nos sistemas de busca de mísseis com energia direcionada, também equipa parte dos A400M alemães. A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) recebeu sua primeira aeronave equipada com o sistema em setembro de 2025. 

Um modelo C-390 adaptado com equipamentos da Elbit Systems está em exposição no estande da Elbit no Singapore Airshow. Crédito: Robert Wall/Aviation Week

C-390 uzbeques e sul-coreanos
Entretanto, em 3 de fevereiro, após identificar o Uzbequistão como um novo cliente do C-390, informação que não havia divulgado anteriormente, a Embraer afirmou que o país é o primeiro da Ásia Central a operar a aeronave Millennium, validando seu sucesso no segmento de transporte militar. Nem a Embraer nem os relatórios do Uzbequistão especificam o número de aeronaves encomendadas pelo país.

“Damos as boas-vindas oficiais à República do Uzbequistão ao grupo de operadores do C-390, enquanto a Força Aérea do Uzbequistão moderniza suas capacidades de transporte”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. No mesmo dia, a Embraer também anunciou que o primeiro dos C-390 da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) chegou à fase final de montagem, antes dos “voos de produção que antecedem a integração de sistemas específicos”.                 

A Embraer foi escolhida em 2023, após um processo de licitação competitivo, para o programa de Aeronaves de Transporte de Grande Porte (LTA-II) da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF), para três aeronaves, conforme noticiamos na época aqui no The Aviationist . Isso a torna a primeira cliente na região da Ásia-Pacífico. A Embraer também possui parcerias com empresas sul-coreanas como a Aerospace Technology of Global (ASTG), a EM Korea (EMK) e a Kencoa Aerospace para a fabricação de peças de reposição e componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque