Pesquisar este portal

01 maio, 2024

XMobots lança o revolucionário sistema aéreo de pulverização agrícola SPAD 150


*LRCA Defense Consulting - 01/05/2024

Durante a Agrishow 2024, a XMobots, uma empresa estratégica de defesa (EED), lançou o seu novo e revolucionário sistema de pulverização agrícola SPAD 150.

O novo sistema, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, foi aprimorado no design e na tecnologia. A solução redefine a pulverização aérea com drones, oferecendo produtividade e tecnologia de ponta por meio de operações seguras e automatizadas.

O SPAD 150 é definido como um sistema com tudo que o piloto de drone de pulverização precisa para uma operação mais produtiva, segura e tecnológica:
- Dosagem de insumos e preparo de calda automatizados com comando de voz via fone de ouvido Bluetooth;
- Sistema inteligente com tutoriais ilustrados;
- Dobro de produtividade;
- 11 tanques dosadores de insumos;
- Pulverização de até 200 hectares sem precisar reabastecer, 34 hectares por hora;
- Operação feita por uma única pessoa;
- Área de vivência com banheiro e cozinha;
- Elevador para drones;
- Área de pouso e decolagem elevada com 30m²;
- Respeita a NR 24 e 35;
- Iluminação para operação noturna;
- Menos contato com produtos químicos e troca de EPI.

Desenvolvido por uma robusta equipe de engenharia da XMobots, o tablet que acompanha o equipamento possui um aplicativo com alta tecnologia e inteligência artificial.

Trata-se de uma assistente virtual comandada por voz que auxilia na operação, desde o abastecimento do gerador, até a tríplice lavagem dos tanques de calda, podendo ser comandada via fone de ouvido Bluetooth.

São três modos de operação com tutoriais ilustrados que tornam a usabilidade do SPAD 150 fácil e intuitiva.

Embraer e XMobots
No dia 20 de setembro de 2022, a Embraer anunciou a assinatura de acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa localizada em São Carlos (SP), classificada como a maior companhia de drones da América Latina e fabricante do Nauru 1000C, o RPAS CAT 2 (Remotely Piloted Aircraft System) selecionado pelo Exército Brasileiro para missões ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento), pesando 150kg.

Drone Nauru 1000C: selecionado pelo Exército Brasileiro para missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento

O negócio tem os objetivos de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, explorar conjuntamente novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como da Embraer-X. Além disso, a Embraer poderá abrir as portas do mercado internacional para a XMobots por meio de sua imensa e capilarizada rede mundial de clientes, escritórios, manutenção e parceiros.

No final de janeiro deste ano, a imprensa noticiou um novo aporte da Embraer na XMobots. Embora não tenha sido divulgado o valor ou o percentual da participação adquirida, é lícito acreditar que tenha sido substancial, haja vista que dificilmente esta última teria condições para bancar sozinha um investimento da amplitude que está fazendo, praticamente dobrando o quadro de funcionários.

Considerando as parcerias estratégicas que a 3ª maior fabricante mundial de aeronaves tem com Saab, BAE Systems, Thales, L3 Harris e com outras gigantes mundiais do Setor de Defesa, além de sua inequívoca expertise em aeronaves de todo o tipo e, no segmento de eVTOL, em conjunto com sua spin-off  Eve Air Mobility, também é bastante provável admitir que a gigante brasileira do setor aéreo possa estar com intenção de ingressar com força no cobiçado, enorme e bilionário mercado internacional de drones militares e civis. 

Sobre a XMobots

Presente no mercado desde 2007, a XMobots é a principal empresa de Drones da América Latina, classificada recentemente como a 6ª maior empresa de drones do mundo.

A XMobots é especializada no desenvolvimento e fabricação de drones VTOL de alto desempenho e de tecnologias correlatas, como sensores multiespectrais, sensores optrônicos giroestabilizados, softwares de análise de dados baseados em Inteligência Artificial, plataforma provedora de serviços com drones, entre outras.

Com mais de 400 funcionários atualmente (eram apenas 200 quando a empresa redigiu o "Sobre" de seu site), entre os quais mais de 60 engenheiros na pesquisa e desenvolvimento (este número deve ser hoje superior), a empresa fechou uma grande parceria de investimento com a Embraer e está desenvolvendo um inédito plano de ampliação em seu quadro de pessoal, esperando fechar o ano de 2023 com quase 1.000 colaboradores, tendo um impacto relevante na economia local, principalmente por se tratar de empregos de alto valor agregado.

A empresa possui uma atuação consolidada na venda de drones e serviços para mercados como Agricultura, Geotecnologias, Defesa e Segurança, além de desenvolver novos projetos para o setor Logístico e de Mobilidade Urbana. As atividades da XMobots abrangem 100% do território nacional e países da América Latina e África. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque