*LRCA Defense Consulting - 30/06/2025
A Eve Air Mobility, empresa do Grupo Embraer, assinou uma Carta de Intenções (LOI) com a Aerosolutions, que está desenvolvendo uma operadora inovadora de eVTOL chamada Aeros Electric Airlines, e a Bluenest by Globalvia, desenvolvedora de infraestrutura de Mobilidade Aérea Avançada e operadora de vertiportos da Globalvia, para a venda de até 50 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e acesso aos serviços abrangentes TechCare da Eve — um portfólio completo de serviços projetado para otimizar as operações, a manutenção e o suporte ao cliente de eVTOL.
O acordo marca um passo significativo para o desenvolvimento de um ecossistema robusto de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) na Costa Rica.
"Unir forças com a Aerosolutions e a Bluenest by Globalvia nos permite acelerar a introdução de mobilidade aérea segura, sustentável e eficiente na Costa Rica", disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. "Estamos ansiosos para ver nosso eVTOL transformar as viagens em regiões como Guanacaste, aliviando o congestionamento e reforçando a liderança do país em ecoturismo."
A colaboração se concentrará inicialmente na região do Pacífico, no noroeste da Costa Rica, conectando aeroportos a resorts premium e destinos ecológicos por meio de rotas que variam de 20 a 50 quilômetros. Com o turismo atraindo mais de três milhões de visitantes estrangeiros anualmente, a Costa Rica é o país mais visitado da América Central. No entanto, sua extensa, porém frequentemente congestionada, malha rodoviária pode levar a longos tempos de viagem. Ao introduzir serviços de táxi aéreo eficientes e de baixa emissão, a iniciativa busca transformar a mobilidade turística e local, reduzir o congestionamento do tráfego terrestre e reforçar a reputação da Costa Rica como líder em turismo sustentável.
“Este acordo marca um passo fundamental na transformação da mobilidade aérea regional para parceiros como a Aerosolutions. Ao integrar nossas aeronaves eVTOL e os serviços TechCare em suas operações, eles podem oferecer opções de viagem mais rápidas, eficientes e sustentáveis, especialmente em áreas onde as rotas terrestres são congestionadas ou limitadas”, disse Megha Bhatia, diretora comercial da Eve Air Mobility. Esta parceria permite que a Aerosolutions reduza drasticamente o tempo de viagem, agilize a logística e aprimore a experiência geral do passageiro. Não é apenas uma maneira mais inteligente de viajar, é um salto ousado em direção ao futuro do transporte regional conectado.
A Bluenest, linha de negócios de AAM da Globalvia, desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento da infraestrutura de vertiportos para permitir operações seguras, sustentáveis e eficientes. Como operadora líder da rodovia da Costa Rica (Ruta 27-Autopista del Sol), espera-se que a abordagem integrada da Globalvia facilite conexões intermodais perfeitas entre o transporte aéreo e terrestre, aprimorando ainda mais a experiência completa do viajante.
Esta parceria com a Eve Air Mobility e a Bluenest by Globalvia representa um avanço significativo no compromisso da Costa Rica com o turismo sustentável", disse Antonio Mota, CEO da Aerosolutions. "A Aerosolutions tem orgulho de liderar a implantação operacional desses eVTOLs, que reduzirão o tempo de viagem e o congestionamento em regiões turísticas importantes como Guanacaste e reforçarão a reputação do país como líder global em inovação ecológica."
A Aerosolutions terá acesso ao pacote TechCare da Eve como parte do acordo. Os parceiros também colaborarão por meio de workshops dedicados, abrangendo áreas críticas como desenvolvimento de vertiportos, integração do espaço aéreo, treinamento de pilotos, requisitos de certificação e planejamento operacional, estabelecendo as bases para uma implantação bem-sucedida de AAM na região.
"A Bluenest by Globalvia está comprometida em construir a infraestrutura sustentável do amanhã, e nosso trabalho na Costa Rica com a Eve Air Mobility e a Aerosolutions é um excelente exemplo para o progresso contínuo em nossa colaboração com entidades locais, iniciada em março de 2024, onde foram realizados testes reais de vertiporto e táxi aéreo em Guanacaste (aeroporto de Libéria e Reserva Conchal). Além disso, reforça nossa integração com o software UATM da Eve (Vector) para reserva de operações eVTOL da Eve em nosso vertiporto, apresentado na Airspace World em Lisboa em maio passado. Ao desenvolver vertiportos de ponta, estamos possibilitando operações eVTOL seguras e eficientes, contribuindo para a agenda verde da Costa Rica e lançando as bases para um futuro de viagens verdadeiramente interconectado e ecologicamente consciente", disse o diretor-geral da Bluenest, José Ignacio Rodriguez.
A aeronave eVTOL da Eve utiliza uma configuração de sustentação e cruzeiro com oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem partes móveis durante o voo. A aeronave inclui um propulsor elétrico alimentado por dois motores elétricos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo os mais altos níveis de desempenho e segurança. A empresa está avançando no estágio atual de desenvolvimento do eVTOL, que envolve uma série de testes abrangentes com o protótipo para avaliar todos os aspectos da operação e do desempenho da aeronave, desde as capacidades de voo até os recursos de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).