Pesquisar este portal

18 fevereiro, 2026

Phenom 300, da Embraer, domina o mercado global de jatos leves pelo 14º ano consecutivo

- A série também é reconhecida como o jato bimotor mais entregue pelo sexto ano consecutivo.
- A Embraer encerrou 2025 com 155 entregas de aeronaves da Aviação Executiva, atingindo o topo de sua projeção e entregando 72 aeronaves da série Phenom 300.
 


*LRCA Defense Consulting - 18/02/2026

A Embraer anunciou hoje que sua série Phenom 300 mantém a posição de jato leve mais vendido do mundo pelo 14º ano consecutivo, de acordo com dados divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA) durante sua conferência de imprensa State of the Industry em Washington, DC. Os dados também confirmaram que o jato leve é ​​o jato bimotor mais entregue pelo sexto ano consecutivo. 

Em 2025, a Embraer entregou 72 aeronaves da série Phenom 300, marcando o maior total anual desta década. Com mais de 900 aeronaves em serviço em todo o mundo, operando em 70 países e acumulando mais de 2,9 milhões de horas de voo, a série Phenom 300 mais uma vez estabelece o padrão de referência em desempenho, tecnologia e conforto no segmento de jatos leves. 

“O Phenom 300E continua a dominar a categoria de jatos leves porque oferece o que os clientes mais valorizam: desempenho incomparável, tecnologia avançada e uma experiência de propriedade excepcional”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Jatos Executivos. “Ano após ano, o Phenom 300E permanece a referência em sua classe, reforçando sua posição de liderança e a confiança que nossos clientes depositam em nossa marca. Temos orgulho de celebrar mais um marco no sucesso contínuo do jato leve mais desejado do mundo.” 

O Phenom 300E é o jato leve mais rápido em produção, capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 0,80 e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. O conjunto de aviônicos avançados da aeronave inclui o Sistema de Alerta e Conscientização de Ultrapassagem de Pista (ROAAS) — o primeiro sistema desse tipo a ser desenvolvido e certificado na aviação executiva — além de acelerador automático, Sistema de Visão Sintética, Modo de Descida de Emergência e outros recursos. O Phenom 300E também incorpora tecnologias normalmente encontradas em jatos maiores, como reabastecimento em ponto único, banheiro com serviço externo e escada de acesso. 

Além do segmento de jatos leves, a família Praetor da Embraer também apresentou um desempenho sólido em 2025, com 69 aeronaves entregues durante o ano. Esse bom momento impulsionou a Aviação Executiva para um total de 155 entregas, estabelecendo um novo recorde para a unidade de negócios, e marcou um importante marco para o programa, com a frota Praetor ultrapassando a marca de 400 aeronaves entregues em todo o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque