Pesquisar este portal

22 setembro, 2025

LATAM Airlines fecha acordo bilionário com Embraer para renovação da frota regional


*LRCA Defense Consulting - 22/09/2025

A LATAM Airlines Group S.A. anunciou nesta segunda-feira (22) um acordo estratégico com a fabricante brasileira Embraer para a aquisição de até 74 aeronaves E195-E2, reforçando sua estratégia de expansão regional e fortalecimento da malha aérea na América do Sul. 

O contrato prevê 24 encomendas firmes — avaliadas em cerca de US$ 2,1 bilhões a preço de tabela — além de 50 opções de compra. As primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2026, inicialmente destinadas à operação da LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de extensão a outras afiliadas do grupo.

Segundo a companhia, a decisão está em linha com a política financeira já consolidada, que prevê disciplina na alavancagem e liquidez, e não implicará mudanças nos indicadores. O grupo afirma que a nova frota contribuirá para ampliar a conectividade regional, abrir novos destinos e oferecer mais opções de viagem aos passageiros, ao mesmo tempo em que fortalece economicamente seus hubs.

“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional. A decisão de incorporar o E195-E2 é baseada na eficiência e versatilidade da aeronave, que nos permitirá continuar crescendo com rentabilidade e impulsionar também o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

A Embraer destaca que o acordo representa uma parceria estratégica relevante para a aviação continental. “O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos muito orgulhosos de apoiar esse ciclo de crescimento”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da fabricante brasileira.

O Embraer E195-E2 é a maior aeronave da família E-Jets e é equipada com motores Pratt & Whitney GTF, além de aerodinâmica avançada e sistema fly-by-wire de última geração, resultando em até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com modelos anteriores. Sua configuração interna 2-2 elimina o assento do meio, aumentando o conforto a bordo.

Com esta aquisição, os novos jatos irão integrar uma frota que hoje soma 362 aeronaves na LATAM: 283 Airbus narrow-bodies, três Airbus wide-bodies em leasing temporário, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, a companhia aérea ampliou sua rede de destinos de passageiros de 129 para 160, um crescimento de 24%, refletindo a estratégia do grupo de consolidar-se como a principal malha aérea integrada da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque