Pesquisar este portal

14 maio, 2021

WEG & Renault: parceria no projeto Garagem Fotovoltaica no Complexo Industrial Ayrton Senna


*LRCA Defense Consulting - 13/05/2021

A Renault inaugura no Complexo Industrial Ayrton Senna o projeto Garagem Fotovoltaica, uma iniciativa para permitir a recarga de baterias de veículos elétricos de forma 100% sustentável e limpa. O modelo, desenvolvido em parceria com as empresas WEG, ABR Energias, BRAFER e Sistema Fiep, pode gerar 8,67 MWh/ano, quantidade que permite a recarga de até 167 baterias de diversos veículos elétricos como é o caso do novo Zoe E-Tech. Isso representa a possibilidade de rodar até 60 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2 no meio ambiente.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O projeto foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria, dentro do Renault LAB, e envolveu equipes multidisciplinares para o desenvolvimento da solução.

As premissas do projeto envolvem a captação de energia solar, permitindo o armazenamento em bateria de segunda vida ou envio do excedente em créditos para a rede, a viabilidade econômica e a neutralidade de carbono.

O desenvolvimento da Garagem Fotovoltaica, por sua vez, envolveu a construção de protótipos, a modelagem tridimensional do projeto e o cálculo de estruturas, bem como toda a arquitetura eletrônica. O projeto segue em evolução constante junto das empresas parceiras.

“A parceria da indústria com a universidade é fundamental no processo de inovação. E a Garagem Fotovoltaica é mais um resultado alcançado neste tipo de união, uma ideia eficiente, inteligente e que reforça o nosso cuidado com o meio ambiente”, afirma Antonio Fleischmann, vice-presidente de engenharia da Renault América Latina.

Manfred Peter Johann – diretor superintendente da WEG Automação

“O fornecimento do sistema de geração solar distribuída e da estação de recarga para veículos elétricos, reforça nossa posição no desenvolvimento de soluções sustentáveis para redução das emissões de poluentes e reforça ainda mais a nossa parceria com a Renault nestas iniciativas”.

Carlos Valter Martins Pedro – presidente do Sistema Fiep

“Apoiar a indústria na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, que ampliem o horizonte dos negócios e se revertam em benefícios para a sociedade, é uma prioridade para o Sistema Fiep. Estamos orgulhosos que um projeto desenvolvido em uma de nossas unidades, em parceria com importantes indústrias, esteja agora se concretizando”.

Enan Ornaghi – diretor técnico da ABR Energias

“O desenvolvimento de projetos como este da Garagem Fotovoltaica, em parceria com a Renault, que envolvam temas como eficiência energética, energia renovável, responsabilidade socioambiental e mobilidade elétrica, com o objetivo de criar aplicações práticas, são ótimas oportunidades para qualificarmos mão de obra e adquirirmos conhecimento para uma realidade que está próxima”.

Pasquale Tsingos – diretor técnico da BRAFER

“Em consonância com a Renault e demais parceiros, no desejo de um mundo mais sustentável e com a missão de projetar estruturas que sirvam para soluções em energias renováveis, a BRAFER dedicou-se nesta parceria para, literalmente, colocar de pé a estrutura suporte da Garagem Fotovoltaica. Também oferecemos os recursos para fixação de equipamentos permitindo a usabilidade ao ponto de recarga.”

Iniciativas para a redução da pegada de carbono da Renault do Brasil
São várias as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos na direção da mobilidade sustentável, em Fernando de Noronha, por exemplo, a Renault é parceira do programa Noronha Carbono Zero, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha de Fernando de Noronha. Em parceria com a WEG e a Polo, a Renault instalou um ecoposto à base de energia solar que gera 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha, além de gerar energia para a população local.

Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019 e hoje, 30 veículos Renault (Zoe, Twizy e Kangoo Z.E.) circulam pelo arquipélago, tanto para uso oficial da Administração local como por empresários locais para realizar as tarefas do dia a dia.

Em Curitiba, os funcionários do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) têm à disposição dois Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado. O carsharing é gerenciado por meio do sistema Renault Mobility, e a recarga dos veículos também é realizada por meio de um ecoposto abastecido por energia solar, instalado na sede da Fiep.

Além dessas iniciativas, a Renault também possui, desde 2014, outro conjunto de painéis fotovoltaicos no Complexo Ayrton Senna, em São Jose dos Pinhais (PR), cuja eletricidade gerada de forma 100% limpa é destinada ao abastecimento dos veículos elétricos da marca, bem como à iluminação de instalações próprias. A estrutura permite a geração de 20kwh e permite a recarga simultânea de dois veículos.

Renault Lab
Em 2019, a Renault inaugurou uma unidade do Renault Lab no Sistema Fiep da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), no Paraná. O espaço, que faz parte do ecossistema de inovação da Renault, tem foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade, com ênfase em veículos elétricos. O espaço opera conectando profissionais, empresas, investidores e universidades na busca por soluções sustentáveis para mobilidade elétrica.

Renault - Garagem Fotovoltaica from Renault do Brasil on Vimeo.


*Com informações da WEG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque