Pesquisar este portal

27 fevereiro, 2020

Da Internet ao M&M’s: conheça alguns produtos que se originaram na Industria de Defesa




*Defesa TV - 27/02/2020


Nem todo mundo sabe, mas as tecnologias que resultaram no desenvolvimento do telefone celular, do notebook, da internet e do home banking, por exemplo, nasceram na indústria de defesa.
O GPS e a criptografia, tão presente em aplicativos de mensagens hoje, bem como exames feitos na área de saúde, como ressonância magnética e tomografia, também tiveram origem em inovações para o setor militar em vários países, particularmente os EUA.
Até panelas antiaderentes teflon e o confeito M&M’s (inspirado nos chocolates que os soldados comiam durante a Guerra Civil Espanhola) têm em comum o fato de terem sido feitos originalmente para emprego militar.
Hoje, todos esses produtos são usados largamente pelos consumidores civis. Estimativas apontam que apenas 1,7% da indústria de defesa se destina a armas e munição.
“O efeito multiplicador é muito grande. Para cada real investido na indústria de defesa, há R$ 9,8 de retorno. Além disso, a média do setor é de três vezes a renda de outros setores industriais. Sem contar que nossa base é industrial e robusta. Conseguimos produzir do alfinete ao foguete com qualidade”, diz o secretário de produtos de defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut.
Segundo ele, essa indústria representa quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos) brasileiro, se for levada em conta toda a cadeia produtiva da defesa.
Atualmente, há 1.100 empresas do setor, das quais 107 cadastradas na pasta da Defesa e contempladas com programas de incentivos fiscais. Elas respondem por 280 mil empregos diretos e 850 mil indiretos. Em um cálculo ambicioso, o secretário diz que o setor tem potencial para alcançar 10 milhões de vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque