Pesquisar este portal

17 abril, 2020

Revisão da Taurus G3, a pistola com previsão de lançamento no Brasil no 2º semestre


*Handguns Magazine - 16/04/2020

Nos últimos anos, a Taurus vem reformulando sua linha de pistolas, um processo que começou com a G2 e continuou com a G2c. Comparado aos modelos anteriores, a ergonomia aprimorada da G2, a qualidade de construção e a confiabilidade abriram caminho para as armas Taurus e, quando a empresa queria uma nova pistola de tamanho normal, ela já possuía uma plataforma de sucesso: a G3.

Tomando emprestado os melhores elementos da arquitetura da G2, a G3 oferece o mesmo sistema de disparo com uma estrutura mais robusta e um slide (parte superior) mais longo. Ele vem com um cano de 10 cm, a linha divisória entre pistolas de tamanho normal e pistolas de transporte, e a armação full-size de polímero oferece muito espaço para conter carregadores de fila dupla.

A arma vem de fábrica com um carregador de 15 cartuchos embutido e um de 17 cartuchos estendido, mas os atiradores que moram em áreas onde as restrições de carregadores limitam a capacidade, podem optar pelas versões da G3 com dois carregadores de 15 cartuchos ou dois de 10, conforme exigido por lei.

Está disponível em lâmina de aço inoxidável ou de aço carbono e vem com um cano de aço inoxidável. A versão em aço carbono que testei apresentava um acabamento preto fosco, e o modelo em aço inoxidável vem com uma lâmina em aço inoxidável fosco.

Mesmo com seu quadro de tamanho normal e cano mais longo, a G3 pesa apenas 708 gramas descarregada, o que representa apenas 85 gramas a mais que o G2c. Isso faz da G3 uma opção atraente para quem prefere uma pistola de transporte velado em tamanho real. O comprimento total da G3 é de 18,5 centímetros, muito próximo ao Glock 19 (18,7 centímetros) e um pouco mais longo que um Walther PPQ M2 (18 centímetros).

A Taurus vem com uma segurança manual e mede 3,17 centímetros nos controles, embora as larguras do slide e do punho sejam mais próximas de 2,54 centímetros e a arma seja mais fácil de esconder do que as especificações podem indicar. A altura geral (com carregador) é de 13,2 centímetros da base até o topo, cerca de 0,25 centímetros mais alta que a Walther ou a Glock.

Há um número grande e crescente de pistolas 9mm de tamanho semelhante e com sistema de percussor lançado no mercado, então a Taurus teve que encontrar maneiras de se destacar da multidão para fazer a G3 atrair os consumidores. Para iniciantes, esta arma oferece excelente ergonomia. A Taurus tem uma frontstrap plana e um backstrap arredondado que preenche a mão e promove uma posição alta da mão. Os lados da empunhadura são achatados e a superfície da empunhadura apresenta seções texturizadas que são fáceis de agarrar sem serem excessivamente agressivas.

As superfícies de aderência texturizadas ajudam a manter a pistola firmemente no lugar, mas não cavam a mão. A parte traseira arredondada da empunhadura promove um aperto de mão alto para melhor controle.



Também existem depressões nas laterais do quadro - "memory pads" como a Taurus as chama - projetadas para aumentar o conforto e promover uma posição consistente da mão. O guarda-mato é de bom tamanho e vem com uma frente plana, e há um trilho Picatinny para montagem de acessórios de reposição, como luzes e lasers.

O chanfro nas bordas da lâmina de aço carbono da G3 ajuda a reduzir o peso, melhora o conforto de transporte e confere à Taurus uma aparência e sensação modernas, enquanto as serrilhas da lâmina para a frente e para trás permitem uma aderência positiva durante as manipulações. Um extrator grande e robusto está montado no lado direito da armação, e há uma porta na parte traseira da câmara que fornece confirmação visual sobre as condições da arma.

As miras de três pontos da G3 são básicas, compreendendo uma mira traseira ajustável à deriva que está presa em um recorte no escorregador e uma mira frontal fixada. As miras têm um perfil notavelmente mais baixo do que muitas pistolas de ataque, portanto, há pouca chance delas desligarem ao desenhar. Os pontos não são particularmente grandes, mas são visíveis na maioria das condições de iluminação, embora os atiradores com pouca visão possam achar difícil captá-los tão rapidamente quanto os pontos maiores.

A criação de controles para pistolas de transporte é um ato de equilíbrio. Se os controles forem muito grandes, eles aumentam o volume, tornam a pistola menos ágil e, dependendo da posição de transporte, podem penetrar na pele do atirador. Controles muito pequenos dão à pistola um perfil simplificado e largura mínima, mas esses controles em miniatura são um incômodo de manipular sob condições de alcance e ainda mais problemáticos em uma situação de autodefesa.

A Taurus é o meio termo com a G3, e os controles são fáceis de operar, mas não tão grandes a ponto de serem intrusivos. A alavanca de segurança mede cerca de 1,9 centímetros de comprimento, é triangular na seção transversal e se estende apenas o suficiente para fora do quadro, para que um movimento do polegar para baixo desative a segurança com segurança.

As serrilhas fornecem apenas a aderência necessária para evitar que o polegar escorregue da alavanca de segurança, e a segurança fica dentro de um lábio moldado no quadro, que impede o engate acidental. É praticamente impossível acionar a segurança, a menos que seja feito intencionalmente, e mesmo assim é mais simples girar a pistola para melhor controle.


 A segurança e o batente deslizante não são ambidestros e, além da segurança manual, a G3 também vem com segurança e gatilho. A parada deslizante serrilhada, como a segurança, equilibra tamanho e funcionalidade compactos.

Uma característica distingue a Taurus G3 da maioria das outras armas de percussor lançado no mercado: capacidade de segundo disparo (second-strike capability). Se você encontrar um cartucho teimoso, basta pressionar o gatilho uma segunda vez.

A remoção é semelhante às armas de fogo Glock, com abas duplas que se estendem de ambos os lados do quadro, e o botão de liberação do carregador está localizado atrás do gatilho e está escondido no caminho, de modo que não são possíveis quedas acidentais.

O carregador de metal Mec-Gar parece bem construído, e o seguidor amarelo brilhante é um toque agradável. Existem portas na lombada que permitem determinar quantos cartuchos estão disponíveis e as portas da G3 estão alinhadas corretamente para que você obtenha uma contagem redonda precisa.

Internamente, a G3 possui uma haste de guia de aço e um conjunto de molas, e o interior é relativamente limpo e quase sem marcas de máquinas para uma pistola nessa categoria de preço.

E qual é a categoria de preço? O preço sugerido para a G3 varia de US $ 345 a US $ 361, dependendo do modelo que você selecionar. Isso o coloca diretamente em concorrência com o Stoeger STR-9 (US $ 329) e o Ruger Security-9 (US $ 379).

A G3 se equipara a outras pistolas de 9 mm de tamanho semelhante. O pulso de recuo está em pé de igualdade com seus concorrentes, e a Taurus faz um bom trabalho ao promover um aperto de mão alto, o que ajuda a atenuar o giro do focinho. De fato, Taurus faz um trabalho quase muito bom nesse sentido. Enquanto fotografava as primeiras duas revistas, o slide entrou em contato com o topo da minha mão e, embora não fosse realmente uma mordida de slide, foi o suficiente para me motivar a me conscientizar da posição da minha mão na arma ao disparar.

A geometria da garra é boa e a pistola cabe confortavelmente na mão. A texturização fornece um aperto seguro na arma sem dar a impressão de que você acabou de pegar um ralador de queijo.


Como mencionado, as miras da G3 são muito básicas. No entanto, as miras estavam em ponto morto a 23 metros e não precisavam de ajustes. Eles não são tão fáceis de ver como os do Stoeger STR-9 e não têm a borda tática. No entanto, o design robusto e discreto dos ferros da G3 os torna funcionais para transporte velado. Para a maioria dos atiradores e a maioria das condições, as vistas são perfeitas, e o trilho Picatinny oferece aos atiradores as opções de adicionar um laser, se assim o desejarem.

A G3 vem equipado com um trilho para montagem de acessórios. Ele também possui serrilhas do slide frontal e bordas de slide chanfradas.

O uso do gatilho é bastante longo na G3, mas a “quebra” do gatilho é nítida para uma pistola de percussor lançado. No meu medidor Wheeler, o gatilho da G3 “quebrou” a 1,5 kg, o que é um pouco menos do que o anunciado, e uma vez que você se acostuma, o gatilho é previsível.

Fiquei impressionado com a precisão da G3, especialmente considerando as vistas austeras que são mais apropriadas para tiro de defesa pessoal a curta distância do que acertar alvos a 25 metros. O melhor grupo do dia mediu 5,2 centímetros para cinco tiros, e quatro dos 20 grupos dispararam medidos abaixo de 6,35 centímetros.

Nas faixas defensivas, a G3 é bastante precisa. Isso e a capacidade de seu compartimento de fila dupla fazem dela uma boa opção para defesa.



Nas filmagens práticas em 6,4 metros, era fácil manter as imagens dentro de um alvo de torso de 20x40 centímetros. A arquitetura da empunhadura e o design geral da G3 facilitam o equilíbrio e aprimoram as características de apontamento, e mesmo que a redefinição do gatilho seja notavelmente mais longa do que muitas outras 9mms semelhantes, é fácil voltar ao alvo e fazer disparos rápidos durante exercícios.

Para aqueles que preferem uma segurança manual em suas armas de transporte, a segurança da G3 é semelhante ao que você encontrará nas demais. Ela é montada monta perto da armação e não interfere com o punho, e é fácil trocar para a posição destravada ao tirar a pistola de um coldre. A segurança também fornece uma mancha tátil e audível e se move precisamente de uma posição para a outra sem folga.
Durante o curso da avaliação, o carregador nunca deixou de cair da arma quando a liberação foi pressionada, mas há uma depressão na junção da empunhadura e da base do carregador, caso seja necessário retirá-lo manualmente.




As bordas chanfradas na corrediça e os controles minimizados permitem que a G3 rode confortavelmente contra o corpo durante o transporte, e há poucos recursos externos que podem causar um desligamento ao puxar a pistola. Se um carregador de 10 centímetros é muito grande para transporte velado, é uma questão de opinião pessoal, mas se você for portar uma pistola de tamanho normal, a G3 é uma boa opção, pois seu design facilita mais escondê-la do que algumas outras pistolas desta classe, especialmente com o carregador padrão no lugar.

A pistola que testei veio com o acabamento preto fosco, que é nitrocarburado e, portanto, deve suportar bem a exposição diária ao suor e à umidade.
A remoção é simples e direta, e o único problema que tive ao montar / desmontar a pistola foi que às vezes a alavanca de segurança tinha que ser pressionada levemente para baixo para permitir que a corrediça fosse totalmente encaixada nos trilhos da estrutura.

A confiabilidade durante o teste de alcance foi boa no geral, com uma falha na câmara no sexto tiro do teste. Depois disso, a arma funcionou sem problemas e não houve problemas com alimentação, extração ou ejeção. Em três ocasiões, o escorregador não conseguiu abrir após o último disparo. Caso contrário, a G3 funcionou sem problemas e o fez com uma variedade de cargas de 9 mm, variando de 900 fps a 1.200 fps.

Notas: Os resultados da precisão são médias de quatro grupos de cinco tiros a 23 metros de um descanso fixo. As velocidades são médias de 10 disparos gravados em um cronógrafo Competition Electronics ProChrono Digital, colocado a 3 metros do focinho. Abreviações: BJHP, ponto oco com camisa colada; JHP, ponto oco revestido; SJHP, revestimento sintético oco.

A concorrência é acirrada no segmento de pistolas 9mm em full-size e com percussor lançado, e a Taurus quer reivindicar sua participação no mercado. A empresa tem a arma para fazer exatamente isso com a G3, e toda indicação é de que essa pistola será confiável e precisa. Além disso, o preço é acessível e oferece recursos que são comparáveis a outras armas dessa classe.

Muito tempo e esforço de engenharia foram necessários para o desenvolvimento da G3 e, com base nos testes iniciais, parece que a Taurus pode ter encontrado seu novo carro-chefe no calibre 9mm.

Taurus G3
Tipo : semiauto central com percussor lançado
Calibre : 9mm Luger
Capacidade : 15 + 1, 17 + 1, 10 + 1
Cano : 10 centímetros
OAL / Altura / Largura : 18,54 / 13,21 / 3,17 cm
Peso : 708,7 gramas
Construção : armação de polímero preto; corrediça preta fosca (como testada) ou inoxidável fosca
Gatilho : tração de 2,63 Kg (conforme medido)
Mira : três pontos; tração traseira ajustável
Preço : $ 345 (como testado)
Fabricante : Taurus, taurususa.com

45 comentários:

  1. Ansioso pela chegada!!!! Nos USA já é sucesso de vendas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aguardando pra ver preço se vale buscar está arma ainda nova por aqui e aquisição Abraços.

    ResponderExcluir
  3. A G3 , ja esta disponível a venda no Brasil ?

    ResponderExcluir
  4. Tem previsão de ficar a disposição pra vendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa só está aguardando a liberação do Exército.

      Excluir
    2. Desconhecemos esse fato, Jediniz, pois no portal de vendas da Taurus ainda não está à venda.
      Acreditamos que o lançamento oficial no Brasil vá merecer uma grande campanha de marketing.

      Excluir
    3. Espero o lançamento a muito tempo quero contar a minha optei esperar a g3 Brasil tudo mais comprovado a Taurus deveria se manifestar mais a favor do Brasil pois os brasileiros compram seus produtos

      Excluir
  5. Procurei no site da Taurus ontem 02/09/2020 e não estava no portifólio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela só entrará no portfólio brasileiro quando o Exército autorizar sua venda no País.

      Excluir
  6. Ela virá, sim, Luiz, tão logo o Exército dê autorização.

    ResponderExcluir
  7. Qual será a media de preço da g3 aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  8. Ainda não há nenhuma divulgação sobre isso pela Taurus.
    Estima-se algo em torno de R$ 5.000,00.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia alguém sabe me diser se já esta disponível no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rick!
      Ainda não.
      Aguardando liberação do Exército.

      Excluir
  10. Há alguma analise comparativa dela com a TS9?

    ResponderExcluir
  11. Estou interessado em adquirir a pistola g3c, estou no aguardo homologação do Exército.

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde, G3C já está disponível para venda?

    ResponderExcluir
  13. Já liberaram a venda????

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, já foi liberado para compra no Brasil?

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente ainda não foi homologada exército brasileiro é uma piada

    ResponderExcluir
  16. Será que ja está disponível no Brasil?

    ResponderExcluir
  17. Já está disponível no Brasil?

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Ainda não liberada para ser vendida no Brasil. Aguarda decisão técnica do Exército.

      Excluir
  19. Estou enteressado em comprar a minha G3 .

    ResponderExcluir
  20. Tem previsão para chegada dela agora no brasil?

    ResponderExcluir
  21. Já chegou no Brasil e quanto esta o preço

    ResponderExcluir
  22. Oi boa noite .já tem uma previsão de quanto vai ser o valor dela aqui no Brasil.quando estiver disponível.

    ResponderExcluir
  23. Ola a PT G3 pode ser comprada no brasil hoje ou ainda esta aguardando a liberação do Exercito?

    ResponderExcluir
  24. Sem previsão de lançamento?

    ResponderExcluir
  25. Sera que chega esse ano ainda

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde já tem no Brasil ou ainda não se tem quanto custa

    ResponderExcluir
  27. Esperando só o lançamento para aquisição da arma,tenho uma 838, mas não confio muito em andar com ela no porte velado kkkkk.

    ResponderExcluir
  28. Na minha cidade de Dourados MS chega quinta feira o preço é 5.900

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque