Pesquisar este portal

06 agosto, 2020

WEG será responsável pela modernização da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira



A WEG foi a empresa contratada pela CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no Brasil, para o fornecimento de 21 transformadores de 205 MVA – 440kV que serão instalados na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, localizada no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).

O fornecimento faz parte do projeto de modernização da Usina que vem sendo conduzido pela CTG Brasil desde 2017. Inicialmente, a troca dos equipamentos estava prevista para ocorrer de forma escalonada ao longo dos dez anos de projeto — até 2027 — , mas pôde ser antecipada graças à parceria com a WEG, que atuou com agilidade na entrega dos equipamentos.

— Realizando ensaios preventivos, percebemos que antecipar a modernização dos transformadores seria importante para aumentar a disponibilidade de geração em Ilha Solteira, além de reforçar a segurança na usina — afirmou Evandro Vasconcelos, vice-presidente de Geração e Comercialização da CTG Brasil. Para o executivo, — poder contar com um parceiro de alta qualidade como a WEG foi crucial nessa tomada de decisão—.
Os novos transformadores têm expectativa de vida útil de pelo menos 35 anos, com alta eficiência energética, potência 20,6% maior do que o modelo anterior e sistema digital de monitoramento. “Estes transformadores irão não só substituir os equipamentos antigos, mas também evitar interrupções na geração de energia e garantir a operação da usina durante a concessão, minimizando riscos operacionais e de desligamento ou parada de máquinas”, explica Carlos Diether Prinz, Diretor Superintendente da WEG T&D.

A parceria entre a WEG e CTG Brasil beneficia diversas operações da geradora de energia limpa. Além do fornecimento de transformadores de potência para Ilha Solteira, a WEG forneceu, recentemente, equipamentos para melhorias nas usinas Salto Grande, Rosana, Taquaruçu e Garibaldi, todas administradas pela CTG Brasil. Ainda há mais uma entrega da parceria prevista para julho, com destino à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Retiro.

Modernização a todo vapor — A CTG Brasil segue em frente com seu cronograma de modernização das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, que envolvem também outros equipamentos, como as turbinas e geradores das usinas. De acordo com Vasconcelos, — esse processo é fundamental para contribuirmos com o desenvolvimento do País a partir da qualidade e segurança na geração de energia elétrica de forma 100% limpa e renovável, atividade essencial para o funcionamento do Brasil. Também é importante ressaltar que, neste período de pandemia, todo o trabalho vem sendo realizado em conformidade com as recomendações das autoridades de saúde, em respeito à vida dos nossos colaboradores, parceiros e de toda a sociedade—.

Juntas, Ilha Solteira e Jupiá somam 5 GW de capacidade instalada de energia limpa, o suficiente para atender a demanda de mais de 2 milhões de brasileiros. O projeto de modernização das usinas deve ser concluído até 2027, com investimento total de R$ 3 bilhões, representando o maior projeto de modernização de hidrelétricas da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque