Pesquisar este portal

30 outubro, 2020

Em parceria com a israelense Elbit, Iveco poderá exportar 28 VBTP Guarani para as Filipinas


 *LRCA Defense Consulting - 30/10/2020

O site filipino especializado MaxDefense informou que a empresa israelense Elbit Systems é a vencedora de duas grandes licitações para o fornecimento de veículos blindados para o Exército das Filipinas. De acordo com o site, o Ministério da Defesa israelense recebeu o aviso de adjudicação dessas duas licitações há vários meses.

O contrato inclui 28 APC (Armoured Personnel Carrier ou VBTP-Me Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média) Guarani 6x6, fabricadas no Brasil pela Iveco Veículos de Defesa, no valor de cerca de US $ 47 milhões. A empresa brasileira é um braço da italiana Iveco Defence Vehicles.

Todos as APCs têm uma torre tripulada com uma metralhadora pesada de 12,7 mm e um lançador automático de granadas de 40 mm. Além disso, as APCs são equipados com um sistema de comunicação baseado em computador E-LynX e um sistema de gerenciamento de combate Torch-X feito pela Elbit. Neste contrato, a Elbit colaborou com a empresa italiana Iveco, que forneceu sua APC sobre rodas para o projeto.

Conforme divulgou o site Tecnodefesa, caso essa venda se concretize, como a da Argentina e outras em negociação, se somará às 16 VBTP Guarani já exportadas para o Líbano.

Mesmo ocorrendo sobre o âmbito de um programa de uma empresa estrangeira, o fato evidencia a qualidade do projeto brasileiro e coloca o Brasil novamente no mercado de fornecedor de veículos blindados, recuperando parte do espaço perdido com o fechamento de empresas como ENGESA e Bernardini, e podendo gerar bons frutos para outras empresas nacionais no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque