Pesquisar este portal

11 outubro, 2020

Militares brasileiros atuam como lobistas para multinacionais de armas

 

O general Paulo Chagas foi candidato do PSL ao governo do Distrito Federal em 2018 e hoje representa a multinacional italiana de armamentos Leonardo

*Poder 360 - 11/10/2020

Militares brasileiros fazem lobby no Ministério da Defesa para empresas multinacionais que produzem armamentos. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo (11.out.2020).

Desde 2019, foram identificadas reuniões com a presença de oficiais das Forças Armadas na posição de consultores de empresas com interesses em vender equipamentos à Defesa.

Leonardo Internacional
O general reformado Paulo Chagas e 1 grupo de outros militares fizeram reuniões representando a companhia italiana Leonardo International na Seprod (Secretaria de Produtos de Defesa), ligada ao ministério. Os oficiais se reuniram com o secretário Marcos Degaut e com integrantes do Estado-Maior da Aeronáutica.

A agenda oficial da secretaria, obtida pela Folha de S. Paulo com base na LAI (Lei de Acesso à Informação), registra a presença do general Chagas como consultor. Ele confirmou a informação.

“Tivemos uma audiência no Ministério da Defesa. O objetivo era mostrar tudo o que a Leonardo tem para oferecer. E ela tem tudo o que o Exército e a Força Aérea precisam, ou quase tudo”, disse Chagas, que foi candidato a governador do Distrito Federal em 2018 pelo PSL.

“O retorno foi quase que imediato. Eles viram vídeo, quase tudo o que eu mandei. Falaram: ‘Olha, nos interessa, sim, conhecer tudo o que a Leonardo tem, porque tudo o que ela tem faz parte do nosso portfólio, das coisas que nós queremos'”, afirmou.

O general não tem contrato formalizado com a multinacional. De acordo com ele, a pandemia interrompeu as negociações. Chagas afirmou que quer reunir 1 grupo de amigos para abrir uma empresa para representar os interesses da Leonardo.

Um dos principais objetivos do trabalho é convencer o governo federal a comprar da Leonardo os aviões de treinamento militar M-345 e M-346.

“Nessa ida a Brasília a gente tratou desse assunto. Mas existem outros bem mais delicados, como os de guerra eletrônica. Parece-me que a Aeronáutica está se voltando para o uso de drones”, disse o coronel reformado da Aeronáutica Flávio Passos, que também estava presente na reunião.

Passos integra o grupo de amigos que general Chagas quer formalizar como representantes da Leonardo. Procurada, a multinacional italiana não se manifestou.

ISDS e MDBA
O coronel do Exército Flávio Josmar Pelegio representa a ISDS (International Security & Defense Systems), grupo de empresas israelense do setor. Ele confirmou ter vínculo comercial com a ISDS como consultor.

Em 1º de agosto de 2019, ele esteve em reunião na Secretaria de Produtos de Defesa. Pelegio esteve ao lado do presidente da ISDS, Leo Gleser.

O contra-almirante Antônio Fernandes, que deixou a ativa, é diretor da Simtech, empresa que representa a MDBA, produtora europeia de mísseis no Brasil. Ele esteve em reunião com o secretário de Produtos da Defesa, Marcos Degaut, em 19 de novembro de 2019.

Outro lado
Procurado, Degaut afirmou que atendeu os militares, pois “vieram recomendados por empresas”. Ele disse que, “na maior parte dos casos”, o conhecimento técnico é o motivo de multinacionais colocarem militares à frente de seu lobby comercial na Defesa.

O secretário afirmou, porém, que, “em alguns casos”, conta também o acesso que eles podem ter a autoridades. Segundo ele, a prática não é vedada.

O Poder360 procurou o Ministério da Defesa para comentar a atuação de militares como representantes de empresas do setor de armas. Até a publicação desta reportagem, não houve resposta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque