Pesquisar este portal

21 outubro, 2020

O Tiger II atualizado do Brasil pode ser o F-5 mais capaz do mundo


*The Drive, por Tyler Rogoway - 19/10/2020

O Brasil finalmente concluiu um amplo programa de melhorias para sua frota de jatos veteranos Northrop F-5 Tiger II, que são, notavelmente, o principal equipamento de combate do país. Embora entregues pela primeira vez em 1975, os jatos atualizados terão a tarefa de defender o espaço aéreo brasileiro pelo menos até que os caças multifuncionais Saab F-39 Gripen da Força Aérea ganhem plena capacidade operacional, atualmente programada para ocorrer em 2025.

O ciclo de upgrade chegou ao fim em 14 de outubro de 2020, quando o último exemplar - biplace FAB 4810 - foi entregue à Força Aérea Brasileira nas instalações de Gavião Peixoto, em São Paulo, administradas pela empresa de aviação nacional Embraer. O jato, antes pilotado pela Jordânia e adquirido pelo Brasil em segunda mão, foi o último dos 49 exemplares que foram trazidos para o último padrão F-5M. Ele entrará novamente em serviço com o 1º / 14º Grupo de Aviação, o Esquadrão “Pampa”, com sede em Canoas, no RS.

Embora não tenham faltado programas projetados para aprimorar o F-5E / F Tiger II - que voou pela primeira vez em forma de protótipo em 11 de agosto de 1972 - o esforço brasileiro, dirigido pela Embraer, provavelmente produziu os F-5s mais capazes de tudo.


O Brasil comprou 68 F-5s dos Estados Unidos, com o primeiro contrato da Peace Amazon assinado em 1973. A frota fornecida pelos EUA incluiu 58 F-5E Tiger IIs monoposto, quatro F-5Fs de dois lugares, bem como seis tênis F-5B Freedom Fighter de dois lugares. Os F-5Bs mais antigos foram fornecidos dependendo da disponibilidade do F-5F mais avançado, que não chegou até 1988, junto com um lote final de F-5Es, todos os quais eram máquinas agressoras da Força Aérea dos Estados Unidos.


No início dos anos 2000, a Força Aérea Brasileira começou a trabalhar com a Embraer e uma subsidiária local da Israel's Elbit Systems, AEL Sistemas, em um programa para atualizar a frota sobrevivente de F-5E / F para o padrão de F-5M. Em 2005, a Embraer e a AEL Sistemas receberam um contrato de US $ 285 milhões para modernizar 43 F-5Es monoposto existentes. A este total foram adicionados três F-5Fs de dois lugares. Após retrabalho, o F-5E e o F-5F foram designados como F-5EM e F-5FM, respectivamente.

Coletivamente referidos como F-5Ms, todas essas aeronaves aprimoradas saíram da fábrica de Gavião Peixoto com uma série de aviônicos avançados adaptados. No centro deste pacote está um radar Leonardo Grifo F, um radar Doppler pulsado mecanicamente escaneado avançado com capacidade de mira multiareagem, bem como um link de dados desenvolvido internamente pela Embraer que permite a troca de informações com outros F-5Ms dentro da mesma formação.

Os jatos também têm um cockpit revisado, juntamente com novos aviônicos, incluindo navegação inercial / GPS, três telas de cristal líquido, um novo head-up display (HUD) e o conceito de controle “hands-on throttle and stick” (HOTAS). O novo cockpit de vidro é compatível com óculos de visão noturna (OVNs) e o piloto também é fornecido com uma tela Elbit / AEL Targo montada no capacete , permitindo a designação de alvos fora do painel.


Novos sistemas de autoproteção incluem lançadores de chaff / flare, um novo receptor de alerta de radar e fiação para o uso do pod de guerra eletrônico Sky Shield de Rafael .

A fuselagem dos jatos passou por reparos com o objetivo de agregar mais 15 anos de vida útil. Uma sonda fixa de reabastecimento agora é instalada como padrão e permite que o alcance dos caças seja ampliado por meio do reabastecimento ar-ar, inclusive agora pelo novo Embraer KC-390 da Força Aérea .

Em termos de armamento, o F-5M pode empregar o míssil ar-ar além do alcance visual Rafael Derby (BVRAAM) de fabricação israelense e os Python 4 e 5 AAMs guiados por infravermelho de curto alcance da mesma empresa . Um único canhão Pontiac M39A2 de calibre 20 mm é retido no nariz dos jatos monoposto.


Para missões ar-solo, o jato também pode ser armado com bombas guiadas por laser. Além disso, testes de armas também foram conduzidos em um míssil de cruzeiro lançado de ar de longo alcance, o MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance do Brasil), transportado sob a fuselagem do F-5. Esta é uma versão lançada do ar do MTC-300 (ou AV-TM 300) míssil superfície a superfície, com um alcance de 186 milhas e orientação inercial / GPS mais um sistema de correlação de imagem para navegação terminal.

É um conjunto impressionante de recursos adicionais quando comparado ao F-5E / F original da década de 1970. No entanto, o programa de modernização do Tiger II brasileiro não funcionou de forma totalmente tranquila.

O primeiro jato atualizado foi um protótipo F-5FM de dois lugares e lançado na sede da Embraer em São José dos Campos, no estado de São Paulo, em dezembro de 2004. O F-5EM modernizado inicial foi entregue à Força Aérea Brasileira em setembro de 2005 .

Os planos originalmente previam que a força aérea recebesse um total de 46 aeronaves atualizadas para produção em série - incluindo três dois assentos - até 2007, mas em março de 2008, apenas 23 aeronaves atualizadas haviam sido entregues.


No final de 2007, e depois que um plano anterior para adquirir F-5s da Força Aérea Real da Jordânia foi abandonado, o governo brasileiro fechou um acordo com a Jordanian Aeronautical Systems para adquirir 11 F-5E / Fs da Força Aérea Real Jordaniana como substitutos de desgaste , e esperava-se que pelo menos alguns deles fossem atualizados de forma semelhante. Os oito F-5Es e três F-5Fs da Jordânia chegaram a São Paulo a bordo de uma aeronave de transporte An-124 em agosto de 2008, mas, no final, apenas três dos dois lugares foram atualizados, totalizando 49 jatos. Os monopostos ex-Jordanianos foram usados ​​como fonte de peças sobressalentes.

O trabalho de atualização no último dos F-5s da frota original do Brasil, ao contrário dos ex-jordanianos, foi concluído em 2013. Desde então, dois dos dois lugares foram perdidos, em acidentes ocorridos em julho de 2016 e maio de 2018, tornando ainda mais vital a decisão do Brasil de posteriormente incluir três dos ex-jordanianos de dois lugares no programa de modernização.

Os F-5 do Brasil sobreviveram aos Mirage 2000 da antiga Força Aérea Francesa que foram adquiridos como caças provisórios, mas o sucessor do país para o Tiger II está agora no horizonte. O primeiro caça F-39E Gripen foi embarcado para o Brasil e fez seu primeiro voo naquele país no dia 24 de setembro de 2020. Agora está em voos de teste antes de uma apresentação oficial em Brasília, prevista para 23 de outubro.



O Brasil encomendou 36 Gripens da Saab no âmbito do programa F-X2, que inclui a transferência significativa de tecnologia para a indústria brasileira.

Mesmo com a substituição planejada dos F-5s por novos Gripens, a realização de uma ampla gama de melhorias para a frota Tiger II existente proporcionou à Embraer e AEL Sistemas uma experiência inestimável com tecnologia de caça de ponta. Além disso, e apesar da idade do F-5 básico, o avançado Tiger II do Brasil familiarizará os pilotos e mantenedores com aviônicos e armamentos avançados antes da introdução do caça Gripen de nova geração nos próximos anos.

A conclusão da atualização do Tiger II também mostra quanto serviço valioso pode ser extraído da estrutura básica - uma que remonta à década de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque