Pesquisar este portal

outubro 30, 2020

WEG afirma forte presença no retrofiting das grandes usinas do Brasil em fornecimento para COPEL


*LRCA Defense Consulting - 30/10/2020   

Restaurar um equipamento de grande porte, com características bem singulares, originalmente de outro grande fabricante e ainda incrementar melhorias no projeto, reforça a qualidade e alta capacidade técnica da WEG. Além do reparo do transformador elevador trifásico, o serviço também envolveu o estudo, fornecimento e instalação de 12 buchas de alta tensão, em 04 máquinas da mesma usina.

A realização do serviço garantiu maior segurança operacional para a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e também para seus usuários. A Usina Hidrelétrica Governador José Richa, também conhecida como usina Salto Caxias, localizada na cidade Capitão Leônidas Marques - PR, onde foi realizado o serviço, é uma das mais importantes da Copel, com 1.240 MW de potência.

É importante salientar que a WEG disputou a concorrência com outros importantes players, inclusive o fabricante original. Por se tratar de um equipamento de grande porte, com a alta tensão isolada a gás SF6, o principal diferencial nesse fornecimento foi a capacidade da WEG de desenvolver rapidamente uma alternativa de fabricante para as buchas de alta tensão que atendesse técnica e comercialmente, viabilizando assim o processo de reforma do transformador.

O pacote de serviço prestado pela WEG incluía como escopo o estudo, fornecimento e instalação em campo de 12 buchas de alta tensão tipo RIP SF6, nos quatro transformadores principais já instalados; estudo, adequação e fornecimento de 03 novas buchas de alta tensão RIP SF6 para o transformador reserva; fornecimento de 01 nova bucha de alta tensão sobressalente (RIP SF6); reforma completa do transformador, incluindo rebobinamento completo, novas saídas de alta tensão, estudos e melhorias no sistema de resfriamento, melhorias estruturais no tanque e na tampa principal, alteração do sistema de prensagem da parte ativa e fornecimento de uma nova culatra para o núcleo.

Em um processo extremamente ágil e coordenado, a equipe da WEG, composta por Engenharia, Suprimentos e Serviços viabilizou as adaptações necessárias para substituição das buchas em campo, prezando ao máximo pela condição operacional e reduzindo as mudanças no conjunto de saídas de bobinas originais, minimizando qualquer impacto nas atividades de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque