Pesquisar este portal

12 janeiro, 2021

CNH da Itália e FAW da China negociam a montadora de caminhões Iveco


*Reuters, por Julie Zhu em Hong Kong, Yilei Sun em Pequim e Giulio Piovaccari em Milão, com Edição de David Goodman; e LRCA Defense Consulting - 12/01/2021

A CNH Industrial está em negociações com a chinesa FAW sobre o futuro da montadora de caminhões Iveco, disse o grupo ítalo-americano na quarta-feira (06), depois que fontes disseram à Reuters que ela havia retomado negociações anteriormente abortadas.

Um porta-voz da CNH Industrial - cujo novo CEO, Scott W. Wine, assumiu o cargo esta semana - confirmou que o grupo está em discussões preliminares sobre seus negócios da Iveco com a FAW Jiefang, recusando-se a divulgar mais detalhes.

“Nenhum acordo final sobre o escopo ou a natureza da cooperação foi alcançado neste momento”, disse o porta-voz. “Mais informações em linha com os requisitos estatutários e regulamentares serão divulgadas no devido tempo.”

No início da quarta-feira, fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters que as negociações foram retomadas depois de terem sido suspensas no ano passado.

A estatal chinesa fez uma oferta preliminar que avaliou a Iveco em pouco mais de 3 bilhões de euros (US $ 3,7 bilhões). A CNH rejeitou a oferta porque considerou a avaliação baixa, informou a Reuters em setembro.

As ações da CNH listadas na bolsa de valores de Milão ampliaram os ganhos após as notícias das negociações retomadas, subindo até 4,5% nas negociações da manhã.

PLANO B
A venda da Iveco seria uma alternativa ao plano de 2019 da CNH de dividir o grupo automotivo e de equipamentos industriais em dois e listar seus negócios de caminhões e ônibus, de margem inferior, junto com sua divisão de motores FPT em um esforço para aumentar o valor dos ativos e simplificar seus negócios.

A cisão planejada pelo grupo controlado pela Exor, a holding da família Agnelli da Itália, foi inicialmente planejada para o início de 2021, mas foi adiada pela crise do coronavírus.

As últimas negociações sobre o futuro da Iveco ocorrem no momento em que a FAW, com sede em Changchun, que fabrica caminhões pesados ​​sob sua marca Jiefang, pretende se expandir fora da China nos próximos anos, disse uma fonte familiarizada com o pensamento da Jiefang.

A FAW fez uma oferta de aquisição aprimorada nas últimas discussões e quer adquirir todos os negócios de veículos comerciais da Iveco, incluindo caminhões e ônibus, bem como uma participação minoritária na divisão de motores da FPT, disse uma segunda fonte.

Um investimento na Iveco ajudará a marca Jiefang da FAW a ganhar acesso ao mercado internacional de veículos comerciais, acrescentou a primeira fonte.

A Iveco, a menor das tradicionais fabricantes de caminhões da Europa, compete com empresas como Volkswagen, Daimler e Grupo Volvo. Ela fabrica vans na China com a estatal SAIC Motor.

LANCES DE RIVAL
A CNH também manteve conversações com o conglomerado industrial chinês Shandong Heavy Industry Group no final do ano passado, disseram duas fontes.

Uma das fontes acrescentou que a Shandong Heavy Industry ofereceu pelo menos 3,5 bilhões de euros, mas foi superado pela FAW. A fonte não divulgou dados, afirmando que as negociações continuam.

Separadamente, a Iveco está em negociações para desenvolver tecnologias de caminhões autônomos em conjunto com a startup chinesa Plus, que tem um vínculo com a Jiefang, disse uma das fontes.

Nem a FAW, que tem vínculos com a Volkswagen e a Toyota Motor para fabricar veículos de passageiros na China, nem a Shandong Heavy Industry responderam aos pedidos de comentários.

Todas as fontes não quiseram ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.

Consequências de uma possível venda da Iveco para a estatal chinesa FAW Group

Caminhões FAW MV3 do Exército Chinês

O principal acionista da CNH industrial é a Exor S.p.A, a poderosa holding da família italiana Agnelli, principal acionista de diversos grupos e empresas: Juventus F.C., Economist Group, Almacantar, Fiat Chrysler Automobiles, Banca Leonardo, PartnerRe, Welltec e Ferrari.

A CNH Industrial é líder global no setor de bens de capital e, por meio de seus diversos negócios, projeta, produz e comercializa equipamentos agrícolas e de construção, caminhões, veículos comerciais, ônibus e veículos especiais, além de um amplo portfólio de aplicações em powertrain.  Entre suas principais marcas estão: Case, Steyr, New Holland, HeuliezBus, Magirus, FTP Powertrains e a Iveco, subdividida em quatro marcas: Iveco (caminhões comerciais), Iveco Astra (caminhões pesados), Iveco Bus (ônibus) e Iveco Defense Vehicles (veículos militares e para forças de segurança), com sede em Bolzano, norte da Itália.

As informações disponíveis até o momento não permitem precisar, com absoluta clareza, se todas as quatro divisões da Iveco estariam em negociação ou se, como quer parecer na reportagem da Reuters, esta incluiria apenas as divisões que fabricam caminhões, que são as atividades primordiais da empresa estatal chinesa.

É relevante observar que o grupo chinês também produz as diversas versões do FAW MV3, sistema de transporte tático de terceira geração desenvolvido pela FAW. Desde 2011, o FAW MV3 é o caminhão militar padronizado e amplamente utilizado pelo Exército Chinês. Assim, a linha de veículos militares da Iveco (na Itália e/ou no Brasil) poderia também, por hipótese, fazer fazer parte do negócio.

Considerando que a Família de Viaturas Guarani é um dos mais estratégicos projetos do Exército Brasileiro, pelo menos até 2029, seria cautelar que o Exército e o governo brasileiro acompanhassem de perto as negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque