Pesquisar este portal

01 janeiro, 2021

Weg abre fábrica de produção de transformadores de grande porte em Betim


*O Tempo - 31/12/2020

A gigante industrial Weg, empresa especializada na fabricação e na comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, é mais uma multinacional que recentemente escolheu Betim, na região metropolitana, para expandir seus investimentos. Desde o dia 2 de dezembro, o novo empreendimento -  o primeiro em Minas Gerais - entrou em operação na cidade, gerando cerca de 250 empregos diretos para a região. O anúncio do novo aporte foi feito pelo vice-governador do Estado, Paulo Brant, em suas redes sociais, logo depois de ele receber em seu gabinete Daniel Marteleto Godinho, um dos diretores-executivos da companhia catarinense.

“No fim deste ano, tão difícil para todos nós, é muito gratificante para transmitir uma boa notícia. A Weg é uma empresa especial, altamente inovadora, e que investe quase 3% de todo o seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Todo o crescimento do mercado da Weg se faz em cima de expansão, que é uma característica não muito comum nas empresas industriais do Brasil. Outra característica é que ela é uma empresa muito internacionalizada. Vende para 140 países e tem plantas em 12. Gostaria de dar as boas-vindas à Weg. Que esse primeiro investimento aqui, na nossa querida Betim, se multiplique e se transforme”, agradeceu o vice-governador.



Brant adiantou também que a intenção da Weg é expandir, de maneira considerável, a sua operação no Estado - os valores ainda não foram divulgados. “A chegada da Weg a Minas é uma notícia auspiciosa. Que Minas possa ser um grande centro de inovação e produção para esta grande empresa, que é um orgulho para todos nós, brasileiros”, disse o vice-governador. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas, conforme disseram colaboradores terceirizados, todos estão em férias coletivas.

Em expansão por todo o mundo, a Weg teve, somente em 2019, um faturamento de R$ 13,3 bilhões e conta, atualmente, com quase 32 mil funcionários. A multinacional possui fábricas em 12 países, espalhadas nos cinco continentes, e, segundo a mais recente lista divulgada pela revista “Forbes”, dos 33 novos bilionários brasileiros, quase um terço deles está ligado à gigante industrial catarinense.

“A Weg é conhecida pelos seus motores elétricos, transformadores e por uma infinidade de outros produtos, que fizeram dela uma referência internacional. É muito bom saber que ela escolheu Betim, uma cidade que se preparou em infraestrutura, com serviços bem prestados. Enfim, um município preparado para o grande desenvolvimento que ela exatamente está escolhendo em nosso território. Parabéns, Weg! Seja bem-vinda e muito sucesso aqui conosco”, disse o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.



Betim: ‘oásis’ de investimentos

Localizada em uma posição estratégica para o escoamento de produtos, cortada por uma das mais importantes malhas viárias do Brasil e com uma infraestrutura que vem recebendo grandes investimentos nos últimos anos, Betim tem atraído cada vez mais o olhar de empresas nacionais e internacionais.

Somente neste ano, ao menos sete novos empreendimentos entraram em operação no município, entre eles a norte-americana Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo. A multinacional está funcionando na cidade, entre a avenida Marco Túlio Isaac e a Via Expressa, desde outubro, e já gerou cerca de 300 vagas de trabalho de forma direta.

Outra região em Betim que vem sendo alvo do aporte de grandes empresas é o complexo Via das Indústrias, obra que ligará a Fernão Dias e à Via Expressa e é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada, por meio da Operação Urbana Consorciada da Bacia do Córrego do Pintado.

A primeira empresa a abrir as portas no complexo, em setembro, foi a Sequoia, considerada pela “Forbes” a líder no país no ramo de logística para o comércio eletrônico. O empreendimento, que ocupa um galpão de 13 mil m² no Parque Torino, já contratou cerca de 150 funcionários.

Em outubro, a varejista MadeiraMadeira, empresa paranaense voltada para o market place de bens para o lar, e a Cervejaria Império, fabricante com sede em Petrópolis, no Rio de Janeiro, entraram em operação. Enquanto a primeira alugou um galpão de 5.000 m² no Torino, a segunda funciona em um hangar de 4.000 m². Juntas, elas geraram 120 empregos diretos em Betim.

Em novembro, a B2W, empresa de e-commerce criada após a fusão entre Submarino, Shoptime e Americanas.com, começou a atuar no empreendimento Mondovi, que faz parte do complexo Via das Indústrias. O centro de distribuição funciona em um imóvel de 7.500 m² e já criou 600 postos de trabalho.

Em janeiro, será a vez de a norte-americana FedEx, segunda maior empresa de transporte aéreo do mundo, instalar-se na cidade, em um galpão crossdocking de 22 mil m² no Parque Torino, gerando 300 postos de trabalho diretos. Já em março, está prevista a Super Globo, fabricante de produtos de limpeza, entrar em funcionamento, em um hangar de 5.000 m² no complexo, com a contratação de 40 colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque