Pesquisar este portal

07 fevereiro, 2021

Blindados brasileiros Guarani serão exportados para um país asiático

Armoured Personnel Carrier ou VBTP-Me Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Guarani 6x6

*LRCA Defense Consulting - 07/02/2021

A Elbit Systems Ltd. anunciou hoje que foi adjudicado um contrato avaliado em aproximadamente US$ 46 milhões para fornecer veículos blindados de transporte de pessoal (APCs) VBTP 6X6 para o exército de um país da Ásia-Pacífico. O contrato será executado por um período de três anos.

Como contratada principal, a Elbit Systems fornecerá os APCs com rodas VBTP 6X6 que foram desenvolvidos pela Iveco Defense Vehicles em cooperação com o Exército Brasileiro. Os APCs VBTP 6X6 serão equipados com torres Elbit Systems e uma série de subsistemas da empresa, incluindo sistemas de acionamento elétrico e estabilização, sistemas de controle de tiro, sistemas de gerenciamento de batalha TORCH-XTM, sistemas de rádio definidos por software E-LynXTM, miras de atirador e comandante bem como sistemas de suporte de vida.

Yehuda (Udi) Vered, Gerente Geral da Elbit Systems Land, comentou: “Estamos satisfeitos com nossa contínua cooperação com a Iveco, especialmente com nossa capacidade de contribuir com os esforços de exportação da indústria de defesa brasileira. Acreditamos que nosso forte portfólio de subsistemas nos posiciona de forma vantajosa para liderar programas de aquisição de veículos blindados, especialmente à medida que as missões a que eles se destinam se tornam mais diversificadas e cada vez mais interligadas.”

Antecedentes
No final de outubro do anos passado, o site filipino especializado MaxDefense informou que a empresa israelense Elbit Systems fora a vencedora de duas grandes licitações para o fornecimento de veículos blindados para o Exército das Filipinas. De acordo com o site, o Ministério da Defesa israelense recebeu o aviso de adjudicação dessas duas licitações há vários meses.

O contrato incluiria 28 APC (Armoured Personnel Carrier ou VBTP-Me Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média) Guarani 6x6, fabricadas no Brasil pela Iveco Veículos de Defesa, no valor de cerca de US $ 47 milhões. A empresa brasileira é um braço da italiana Iveco Defence Vehicles.

Segundo o site, todos os APCs têm uma torre tripulada com uma metralhadora pesada de 12,7 mm e um lançador automático de granadas de 40 mm. Além disso, as APCs são equipados com um sistema de comunicação baseado em computador E-LynX e um sistema de gerenciamento de combate Torch-X feito pela Elbit. Neste contrato, a Elbit colaborou com a empresa italiana Iveco, que forneceu sua APC sobre rodas para o projeto.

Filipinas?
Em consequência desta informação, esta Consultoria acredita que o "exército de um país da Ásia-Pacífico" possa ser realmente o Exército das Filipinas, haja vista que as semelhanças entre o anteriormente noticiado pelo Max Defense e a notícia de hoje postada pela Elbit são notórias.

Mesmo ocorrendo sobre o âmbito de um programa de uma empresa estrangeira, o fato evidencia a qualidade do projeto brasileiro e coloca o Brasil novamente no mercado de fornecedor de veículos blindados, recuperando parte do espaço perdido com o fechamento de empresas como ENGESA e Bernardini, e podendo gerar bons frutos para outras empresas nacionais no futuro.

Sobre a Elbit Systems
A Elbit Systems Ltd. é uma empresa israelense de âmbito internacional e de alta tecnologia, envolvida em uma ampla gama de programas comerciais, de segurança interna e de defesa em todo o mundo. 

A Empresa, que inclui a Elbit Systems e suas subsidiárias, opera nas áreas de sistemas aeroespacial, terrestre e naval, comando, controle, comunicações, computadores, vigilância e reconhecimento de inteligência (C4ISR), sistemas de aeronaves não tripuladas, eletro-óptica avançada, sistemas espaciais eletro-ópticos, suítes EW, sistemas de inteligência de sinais, links de dados e sistemas de comunicação, rádios, sistemas baseados em cyber e munições. 

A empresa também se concentra na atualização das plataformas existentes, desenvolvendo novas tecnologias para defesa, segurança interna e aplicações comerciais e fornecendo uma gama de serviços de suporte, incluindo sistemas de treinamento e simulação.

Em 2001, a Aeroeletronica (AEL), empresa brasileira com mais de duas décadas de experiência na indústria de defesa, passou a fazer parte do Grupo Elbit Systems, tornando-se sua subsidiária integral. Em janeiro de 2011, a Elbit anunciou que havia comprado mais duas empresas brasileiras: Ares Aeroespecial e Defesa e Periscopio Equipamentos Optronicos. 

Em abril de 2011, a Embraer celebrou um acordo estratégico com a AEL Sistemas, visando o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas. A AEL também participa do Projeto Família de Blindados Guarani, do desenvolvimento das aeronaves Super Tucano, AMX, F-5EM, KC-390 e Gripen, além de outros projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque