Pesquisar este portal

29 março, 2021

Orquídea aumenta a produção de alimentos com o Bônus Motor da RGE


*LRCA Defense Consulting - 29/03/2021

A Tondo S/A possui uma das maiores capacidades de moagem de trigo da região Sul do Brasil, entregando cerca de 36 mil toneladas por mês. Com mais de 33 mil m², possui fábricas em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, além de Centros de Distribuição em Garibaldi (RS), Tijucas (SC), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Através da consolidação da marca Orquídea, a empresa tem conquistado cada vez mais mercado com a produção de massas, biscoitos, farinhas tradicionais e especiais, entre outros derivados do trigo.

Em um período tão desafiador como este que o mundo vivencia em decorrência da pandemia do coronavírus, a indústria de alimentos precisou manter-se em constante operação, com a finalidade de garantir o abastecimento da população. Para aumentar sua competitividade, a Orquídea aproveitou para participar do Bônus Motor, iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizado em parceria pela CPFL Energia e WEG, que incentiva a troca de motores elétricos de baixa eficiência, em operação, por motores mais modernos e econômicos, com um desconto de até 40%.

Além de reduzir os custos de energia elétrica no uso de motores de maior eficiência, a Orquídea implementou uma importante solução da quarta revolução industrial: o WEG Motor Fleet Management, para dar maior economia operacional e produtividade para a equipe de manutenção ao aplicar ações preditivas com base nas condições dos motores elétricos da planta.

Mais eficiência na produção de alimentos
Ao detectar a necessidade de atrelar maior confiabilidade de operação aos equipamentos, ficou evidente que uma série de paradas estavam atreladas a quebra de motores. A partir dessa constatação, a Orquídea seguiu e concluiu todas as etapas do Bônus Motor e recebeu o desconto da CPFL/RGE.

Nesse fornecimento o cliente obteve um desconto de 40% na compra dos 73 motores novos, da linha W22 IR3 Premium, que atendem ao novo nível de rendimento mínimo para motores elétricos de baixa tensão no Brasil, em vigor desde o dia 30 de agosto de 2019. Os novos motores atuarão em Bombas de Vácuo, Bombas Hidráulicas, Ventiladores, Misturadores, Sopradores e Elevadores, viabilizando o sistema de fabricação da massa, a retirada e filtragem de partículas sólidas do ambiente e o transporte de insumos para todo processo produtivo.

Orquídea pronta para a Indústria 4.0
Para se tornar referência como Indústria 4.0 na produção de alimentos, a Orquídea implementou em sua planta o WEG Motor Fleet Management, solução IoT desenvolvida para aumentar a eficiência operacional na gestão e manutenção dos ativos. A solução consiste na instalação de sensores WEG Motor Scan® para coleta periódica e contínua de dados como vibração, temperatura, Status (on/off), Velocidade estimada (RPM), Frequência Estimada (Hz), Tabela de Eventos com notificações via e-mail, Threshold para Healthy Condition (Bom, Alerta, Crítico), e tempo de funcionamento dos motores elétricos para antecipar potenciais falhas. Com o WEG Motor Fleet Management, os dados são disponibilizados na palma da mão da equipe de manutenção e utilidades, que passa a realizar manutenções preditivas com base no monitoramento online da condição dos motores. Essa visibilidade e transparência traz muitos benefícios, como o aumento na eficiência operacional da manutenção, a maximização no uso dos ativos e principalmente o aumento da disponibilidade e confiabilidade do equipamento, por exemplo. Atualmente o sistema monitora mais de 40 motores elétricos da Orquídea através de sensores WEG Motor Scan® e Gateways para coleta automática dos dados.

Segundo Anderson Santos, Supervisor de Manutenção e Utilidades da Orquídea, a principal tarefa da equipe de manutenção é entregar confiabilidade para a produção, com redução dos custos operacionais, e o conjunto de soluções WEG implementadas na fábrica está colaborando para isso. Através da nova plataforma, a gestão dos ativos ficou muito mais simples, pois possibilita a análise dos diagnósticos importantes para o planejamento de manutenção e para a tomada de decisão. O WEG Motor Fleet Management se mostrou a melhor solução para o monitoramento da frota de motores dentre outros recursos testados.

Maior economia para a indústria de alimentos
O potencial de economia com as soluções implementadas é de 378.902,79kWh/ano. Neste projeto, o valor do bônus atingiu, a fundo perdido, R$ 113.418,08 do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e mediante recolhimento do motor antigo (Plano de Troca WEG), outros R$ 19.295,00. Os novos motores, corretamente especificados pela WEG, irão contribuir para o aumento de confiabilidade, reduzindo as paradas e aumentando a disponibilidade das máquinas.

O Supervisor de Manutenção da empresa observa mais vantagens através da participação no projeto: “após a substituição dos motores, tivemos ganhos energéticos na operação gastando menos kW/h por tonelada produzida e também não houve mais histórico de quebras nos equipamentos com motores substituídos. Para a Orquídea, projetos para o melhor aproveitamento dos ativos é uma satisfação e propósito da marca, que é alimentar resultados e buscar sempre ir além”, confirma Anderson Santos.

Para a WEG, operar um programa como o Bônus Motor, em parceria com a CPFL Energia, é mais um motivo de orgulho, pois o programa irá viabilizar a troca de milhares de motores elétricos, contribuindo para o aumento dos índices de eficiência energética em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Clientes da CPFL e RGE podem inscrever as unidades consumidoras e cadastrar projetos de troca de motores elétricos pelo site www.bonusmotor.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque