Pesquisar este portal

23 julho, 2021

Ministério da Defesa inaugura antena de recepção multissatelital para proteção da Amazônia

Satélite


*LRCA Defense Consulting - 23/07/2021

O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), inaugurou hoje (22) uma antena de recepção multissatelital que deve auxiliar no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais.
 
A nova antena foi adquirida nos Estados Unidos com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), custando US$ 5,8 milhões. O equipamento receberá imagens do Centro-Oeste, Sul, Nordeste, pedaço do mar territorial e parte da Amazônia.

Uma segunda antena “multissatelital” será instalada até novembro em Manaus (AM), com custo de US$ 3,9 milhões. Com isso, será possível cobrir o território nacional por inteiro.
 
Com 17 metros de altura e 11,3 metros de diâmetro, o equipamento foi instalado no Campo de Instrução do Exército Brasileiro, em Formosa (GO), a cerca de 90 quilômetros de Brasília.
 
O equipamento será utilizado no âmbito do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (SipamSar), projeto que monitora a supressão de vegetação na Amazônia e antecipa as intervenções em campo com a visualização do terreno, inclusive no período de alta cobertura de nuvens na região.
 
Funcionamento: a antena receberá em tempo real imagens de radar de abertura sintética (SAR) a bordo de satélites que estão na órbita brasileira. O equipamento transmitirá as imagens para uma equipe de analistas do Censipam, bem como outros órgãos de fiscalização ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

A antena pode receber dados de todos os satélites de observação da terra, ópticos e radares.
 
Essa transmissão das imagens será feita em minutos, as antenas atuais do centro demoram dias, até semanas para fazer a transmissão das imagens. Com isso, a equipe do Censipam conseguirá alertar rapidamente os órgãos ambientais de ações de desmatamento e outros crimes ambientais identificados.
 
A cerimônia ocorreu no Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades.

*Com informações do Ministério da Defesa e da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque