Pesquisar este portal

08 agosto, 2021

WEG fornece transformadores a parques eólico e solar no Chile

WEG fornece transformadores a parques eólico e solar no Chile

*LRCA Defense Consulting - 07/08/2021

Com o fechamento das usinas que fazem uso de carvão para geração de energia elétrica, no Chile, a ocorrer até 2040, investimentos em geração de energia pelo uso de fontes renováveis são o grande passo para entregar flexibilidade ao sistema e alcançar o objetivo de obter-se uma matriz energética sustentável até lá.

Para atender a essa demanda crescente de geração de energia através dessa modalidade, a WEG, através de sua unidade fabril localizada em Blumenau-SC, acaba de fornecer dois transformadores de grande porte, um de 300 MVA e, outro, de 260 MVA, ambos em 220 kV, a um grande player que atua no mercado de energia do Chile, os quais serão aplicados em dois parques que, em conjunto, incorporam quatro diferentes tecnologias, totalizando 253 MW em geração por fonte renovável e 112 MW pela aplicação de baterias.

Um dos projetos é de geração de energia por fonte solar, com capacidade de 180 MW, localizado na região de Antofagasta, ao norte do Chile, o qual contará com o maior sistema de armazenamento de energia de baterias de lítio da América Latina, conhecido como BESS - Battery Energy Storage Systems. Dez destes 180 MW fotovoltaicos serão provenientes de uma tecnologia revolucionária, a qual utiliza painéis solares modulares e pré-fabricados que permitem instalação em um terço do tempo e ocupam metade da superfície. Por sua vez, a solução BESS permite armazenar energia durante 5 horas, injetando-se a energia gerada pelos raios solares muito depois do entardecer, resultando em fornecimento de energia mais competitivo e resiliente.

Já o outro projeto, de 73 MW, faz parte de um complexo de geração eólica de 480 MW, localizado na região de Biobio, que contribuirá para fazer o sistema elétrico chileno ainda mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque