Pesquisar este portal

31 outubro, 2021

Caminhões Tatra: maquinário para produção está chegando a Ponta Grossa

Tatra 8×8 – Portadas IRB do Exército Brasileiro: em 2019, os primeiros Tatra 8×8 chegaram ao Brasil. Essas viaturas transportam as portadas (balsas). Esses equipamentos são lançados sobre a água e, após a travessia, são carregadas novamente pela viatura. Essas “pontes flutuantes” são capazes de suportar 80 toneladas, o que torna possível transportar qualquer blindado do Brasil. (Jornal do Caminhoneiro) (Foto ilustrativa)


*Blog do Caminhoneiro, por Rafael Brusque - 30/10/2021

A primeira unidade de produção da Tatra fora da Europa começou a receber os equipamentos para montagem dos caminhões nesta semana. A produção estava prevista para 2020, mas foi atrasada devido à pandemia. A linha de produção de Ponta Grossa, no Paraná, deverá começar a operar já no próximo ano, montando caminhões civis e militares da linha Phoenix, em regime CKD.

Apesar de usarem tecnologia de chassi própria da Tatra, os caminhões Phoenix compartilham diversos componentes, como cabines e motores, com os caminhões DAF CF, que são produzidos em Ponta Grossa pela DAF.

Além da montagem da planta no Brasil, a montadora realizou a capacitação da engenharia brasileira na República Tcheca, onde fica a matriz da empresa. O investimento total para a produção no Brasil é de cerca de R$ 100 milhões, e, além do Brasil, a montadora espera estender as vendas para países da América Latina e África. A previsão é de contratação de até 300 profissionais até 2026.

Após a finalização da construção da fábrica, a montagem dos veículos vai começar em sistema CKD, onde a Tatra europeia envia caminhões parcialmente desmontados para a finalização da montagem no Brasil. A nova fábrica tem capacidade de produção para até mil caminhões por ano, mas a empresa espera, inicialmente, produzir cerca de 100 unidades por ano.

Futuramente, a empresa planeja a produção completa dos veículos no Brasil, com todas as etapas de desenvolvimento, fornecimento de componentes e montagem sendo realizados no país.

Além dos modelos Phoenix 6×6, a empresa também vai produzir modelos 8×8, com versões voltadas para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, e de veículos pesados para as áreas militares e de defesa.



5 comentários:

  1. Gostaria de saber como fasso pra participar do processo seletivo.?

    ResponderExcluir
  2. Um grande avanço no setor, tenho uma admiração pela marca e seus produtos, até tenho vontade de trabalhar na empresa.

    ResponderExcluir
  3. É mais uma Importante conquista para Ponta Grossa !!
    Que seja Bem Vinda TATRA !!!

    ResponderExcluir
  4. Muito depois dos tratados de Tordesilhas, já no entre pandemias nós chega os novos caminhões trata. Maior barato, Sr. borba ��.

    ResponderExcluir
  5. Queria saber como faço para fazer parte do processo seletivo

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque