Pesquisar este portal

05 janeiro, 2022

Americanos desenvolvem nova vacina COVID sem patente como "presente para o mundo"

 A pesquisa inicial da vacina Corbevax foi liderada por Maria Elena Bottazzi e Peter Hotez, do Texas Children's Hospital Center for Vaccine Development.

Nota da LRCA: embora o assunto "pandemia" não seja diretamente ligado à Área de Defesa, indiretamente o é - e muito, haja vista a gama de consequência que traz para ela em todos nos campos econômico, político, social e militar. Sendo assim, e considerando a relevância da matéria, esta Consultoria julgou pertinente publicá-la.

*New Atlas - 03/01/2022

Uma nova vacina COVID-19, desenvolvida por pesquisadores do Texas Children's Hospital e Baylor College of Medicine, está sendo oferecida sem patente aos fabricantes de vacinas em todo o mundo. Testes em humanos mostraram que a vacina é segura e eficaz, com a Índia já autorizando seu uso como rampas de produção para mais de 100 milhões de doses por mês.

A vacina foi batizada de Corbevax e é baseada em uma tecnologia tradicional à base de proteína que tem sido usada com segurança por décadas. Como outras vacinas COVID-19, o Corbevax concentra-se na proteína de pico do coronavírus, mas em vez de usar mRNA para direcionar nossas células para produzir essas proteínas de pico internamente, ele entrega proteínas de pico cultivadas em laboratório para o corpo.

Os pesquisadores pegaram o gene que codifica a proteína spike e a levedura projetada para produzi-la. Essas proteínas são coletadas, purificadas e combinadas com um adjuvante para aumentar as respostas imunológicas. Este método exato foi usado para produzir a vacina contra a hepatite B por anos.

“As vacinas à base de proteínas têm sido amplamente utilizadas para prevenir muitas outras doenças, têm registros de segurança comprovados e usam economias de escala para alcançar escalabilidade de baixo custo em todo o mundo”, diz Maria Elena Bottazzi, uma das principais pesquisadoras do projeto.

No final de 2020, a equipe de pesquisa dos EUA que desenvolvia a vacina juntou forças com a empresa farmacêutica indiana Biological E para iniciar os testes clínicos e estabelecer a capacidade de fabricação. Ao longo de 2021, esses ensaios clínicos incluíram vários milhares de participantes e, por fim, descobriram que o Corbevax era segura e eficaz na geração de respostas imunes robustas ao SARS-CoV-2.

Os dados do ensaio foram comparados com uma vacina já aprovada chamada Covishield (a versão indiana da conhecida vacina COVID-19 da Astrazeneca). A Corbevax gerou significativamente menos efeitos adversos do que a Covishield e produziu respostas imunológicas superiores.

As respostas de anticorpos neutralizantes ao Corbevax indicam que a vacina deve ser pelo menos 80% eficaz na prevenção de COVID-19 sintomático da variante Delta. Dados específicos contra a variante Omicron são esperados em breve, mas acredita-se que seja pelo menos tão eficaz quanto a maioria das vacinas disponíveis atualmente.

Talvez a característica mais importante desta nova vacina seja o fato de ter sido desenvolvida como um produto sem patente que pode ser facilmente fabricado por produtores de vacinas em todo o mundo. Peter Hotez, um dos pesquisadores que lidera o projeto, a descreveu como um “presente para o mundo”, apontando que a tecnologia já foi transferida para produtores de vacinas na Índia, Indonésia, Bangladesh e Botswana.

"Esta vacina pode ser produzida localmente em todo o mundo, e agora transferimos a tecnologia da nossa vacina infantil do Texas para produtores na Índia, Indonésia, Bangladesh, Botswana. Nosso Texas Children's Center não planeja ganhar dinheiro com isso, é um presente para o mundo".
“Este anúncio é um primeiro passo importante para vacinar o mundo e conter a pandemia”, disse Hotez. “Nossa tecnologia de vacinas oferece um caminho para enfrentar uma crise humanitária em desenvolvimento, ou seja, a vulnerabilidade que os países de baixa e média renda enfrentam contra a variante delta.” (Prof Peter Hotez MD PhD -@PeterHotez - 28 de dezembro de 2021)

A vacina é semelhante à vacina da subunidade de proteína COVID-19 da Novavax, que foi recentemente autorizada para uso de emergência em vários países ao redor do mundo. A Índia é o primeiro país a emitir autorização emergencial para o Corbevax e o Biological E tem 150 milhões de doses prontas para uso, com capacidade de produção definida para 100 milhões de doses por mês a partir de fevereiro.

Saiba mais:
- Texas Children’s Hospital and Baylor College of Medicine Covid-19 Vaccine Technology Secures Emergency Use Authorization in India

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque