Pesquisar este portal

27 janeiro, 2022

WEG fornece soluções digitais para gestão do consumo de energia elétrica na DOCOL

WEG fornece soluções digitais para gestão do consumo de energia elétrica na DOCOL


*LRCA Defense Consulting - 27/01/2022

A energia elétrica é uma fonte básica de consumo para os processos produtivos de toda empresa. Sabendo que o uso desse recurso representa uma parte relevante do custo final de fabricação, surge a necessidade de pensar em formas de economia que tragam maior sustentabilidade e lucratividade ao negócio.

Foi nesse sentido que a DOCOL, maior exportadora de metais sanitários da América Latina, pioneira e líder no Brasil na fabricação de produtos que garantem o uso consciente da água, escolheu as soluções WEG Energy Management e Plataforma IoT WEGnology – Plataforma IoT ‘Low-code’ – para implementar o seu próprio sistema de gerenciamento de recursos energéticos de forma integrada, digital e inteligente. Só na primeira fase do projeto, a Docol já conseguiu registrar redução expressiva no consumo de energia e estima que ao final do ano essa redução represente uma economia total equivalente ao plantio de aproximadamente 40 árvores ou à redução na emissão de 10 toneladas de carbono (tCO²e) ao ano.

Os resultados foram alcançados a partir das notificações geradas pelo software e também pela análise do histórico de dados de consumo e de qualidade da energia. Com a solução de gestão de energia e utilidades da WEG foi possível identificar os desperdícios e com isso criar políticas mais efetivas de conscientização para os colaboradores.

Segundo o Engenheiro Jefson de Souza Jr, outros ganhos também foram observados na DOCOL: “Outros ganhos para planta, além da economia de energia, estão relacionados ao dimensionamento da distribuição de cargas, facilitando a adequação e a gestão de novas ampliações, garantindo assim um aumento na disponibilidade de energia no parque fabril.”

O WEG Energy Management é um software de gerenciamento do consumo de recursos energéticos, que transforma os dados coletados por dispositivos de medição de energia e utilidades em informações úteis para o monitoramento e gestão do uso desses recursos, em tempo real e de forma amigável. Aliado a Plataforma IoT WEGnology, a gestão de energia e utilidades se torna ainda mais completa, dando flexibilidade e adaptabilidade para a própria DOCOL customizar o seu monitoramento e ter informações sempre atualizadas e disponíveis em cloud para acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, potencializando assim os ganhos produtivos.

A WEG, reconhecida pelo desenvolvimento de equipamentos de alta performance para ambientes industriais, oferta ao mercado diversas combinações de produtos e soluções para a Indústria 4.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque