Pesquisar este portal

16 julho, 2022

Embraer está construindo um portfólio diversificado na Área de Defesa

Imagem ilustrativa

*Agência de Notícias Brasil-Árabe - 14/07/2022

O executivo da Embraer, *Rodrigo Pérsico (foto abaixo) escreve matéria sobre as aeronaves de Defesa & Segurança da empresa e o desenvolvimento de um portfólio diversificado para abastecer o setor.

A Embraer é mundialmente conhecida pela qualidade e excelência de suas aeronaves, alcançando notável reconhecimento como líder mundial no segmento de jatos comerciais de até 150 assentos e na linha de jatos executivos. No segmento de defesa, a Embraer é mais conhecida por aeronaves como o A-29 Super Tucano, líder mundial no segmento de ataque leve e treinamento, e pelo C-390 Millennium, uma nova aeronave de transporte multimissão.

Apesar disso, na última década, a Embraer Defesa & Segurança, seu braço com foco militar, investiu fortemente na diversificação de seu portfólio de produtos, oferecendo atualmente soluções abrangentes, que incluem sistemas para domínios aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético.

À medida que as necessidades dos clientes evoluem, agora podemos oferecer uma variedade de sistemas de defesa que, combinados com várias plataformas, ajudam comandantes e operadores a coletar dados mais rapidamente, analisar opções com mais precisão e agilizar decisões com mais eficiência.

Por exemplo, em radares, a Embraer está entregando a solução de monitoramento de fronteiras ao governo brasileiro. O Projeto SISFRON é a maior operação de vigilância de fronteiras do mundo e utiliza uma gama de radares próprios da Embraer e comunicações táticas e estratégicas ligadas aos centros de comando e controle.

Como exportador por natureza e com uma base global de clientes, a Embraer tem promovido uma progressiva internacionalização de suas operações, com o objetivo estratégico de conquistar novos negócios e fortalecer a marca em mercados selecionados. Hoje, os produtos e soluções de Defesa e Segurança da Embraer estão operando em mais de 60 países.

Em 2011, por exemplo, a Embraer ampliou sua presença institucional na região do Golfo com a abertura de um escritório de marketing e vendas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com foco na abertura de novos mercados e na aproximação com clientes importantes em diversos segmentos de mercado.

O Líbano, por exemplo, opera atualmente o A-29 Super Tucano, além de aviões comerciais e executivos que voam em alguns países da região. Hoje, vemos oportunidades muito boas na região para produtos de defesa e segurança. No entanto, não buscamos apenas vendas, mas parcerias estratégicas e novos desenvolvimentos. A Embraer Defesa & Segurança está em uma posição única para construir soluções customizadas, incluindo colaboração real para alcançar resultados em que todos ganham.

Em termos de inovações e futuro, a Embraer anunciou algumas metas ambientais no ano passado. Atualmente, a Embraer tem mais de quatro mil funcionários comprometidos com pesquisa e desenvolvimento e estamos focados em adotar e adaptar técnicas, tecnologia e materiais para entregar soluções sustentáveis ​​e acessíveis para atender aos desafios mundiais de aviação, defesa e segurança. Nossa prioridade é ter parceiros estratégicos e investir em P&D na busca de soluções como eletrificação e aviação sustentável, para que tenhamos as inovações necessárias para esse cenário.

O objetivo é descarbonizar as operações diretas e indiretas, focando principalmente na redução das emissões de carbono. Para isso, estamos trabalhando no desenvolvimento de modelos elétricos e híbridos, com o compromisso de alcançar operações neutras em carbono até 2040. Nesse sentido, a Embraer tem algumas iniciativas como o eVTOL, veículo de pouso e decolagem vertical 100% elétrico, que deve chegar ao mercado em 2026. A Embraer também já possui aeronaves executivas que utilizam combustíveis sustentáveis ​​de aviação (SAF) e trabalha para expandir essa solução para aeronaves de aviação comercial e de defesa, como o C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano.

*Rodrigo Pérsico é Vice-Presidente de Estratégia de Negócios da Embraer Defesa & Segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque