Pesquisar este portal

quinta-feira, agosto 25, 2022

Projeto de revitalização no sistema elétrico da costa caribenha conta com soluções WEG


*LRCA Defense Consulting - 25/08/2022

O governo colombiano formalizou em outubro de 2020, a venda da eletrificadora ELECTRICARIBE para as gigantes EPM e Energia de Pereira, renomeadas respectivamente por AIR-E e AFINIA. Juntas as empresas proveem serviço de transmissão e distribuição de energia para mais de 10 milhões de habitantes colombianos, representando cerca de 25% da matriz energética do país.

Para executar os projetos iniciados em 2020 e finalizados em 2022, compostos por 29 ampliações de subestações entregues para 21 cidades em 7 estados diferentes, a WEG forneceu materiais, equipamentos e expertise, além de selecionar um time com múltiplas especialidades, formado por engenheiros especialistas em construções civis, eletricistas, ambientais, segurança do trabalho, com know-how em logística, suprimentos, sistemas de proteção de controle de subestações, comissionamento, e gestão de obras, somando cerca de 70 profissionais WEG, além da geração de emprego local sob demanda, com empreiteiras e demais empresas contratadas, que chegaram a somar aproximadamente 700 pessoas envolvidas no auge dos trabalhos.

Durante este período nas fases de projeto, fornecimento, montagem e comissionamento, contamos com o apoio das equipes de engenheiros especialistas dos nossos clientes Aire e Afinia, os quais proporcionaram grande avanço nos projetos e mantiveram o comissionamento em serviço com os mais altos padrões de qualidade e segurança, reforçando o propósito de tornar a vida de todos melhor a cada dia.

Como parte do escopo de fornecimento, a WEG fabricou 16 transformadores (com potências entre 20 a 60MVA, classe de 110kV) nas plantas do Brasil, e outros 16 transformadores (com potências entre 12 a 20MVA, classe de 13,8KV e 34,5kV) e toda a linha de cubículos e painéis elétricos fabricados nas unidades construtivas da WEG Colômbia. Além disso, forneceu demais equipamentos e serviços para as soluções através do Centro de Negócios de Subestações Colômbia, onde destacam-se 3 soluções com tecnologia GIS (Gas Insulated Substation) tratam-se de subestações encapsuladas em Gás SF6. Vale destacar também as adequações em linhas de transmissão a as muitas interfaces com as instalações já existentes.

Para a WEG esse projeto exigiu diversos desafios, pois foi necessário revitalizar um sistema de transmissão de energia antigo, sem atualização tecnológica, e sem históricos para estudos preliminares e projetos básicos, ficando sob responsabilidade do nosso time de engenheiros criar e estruturar tudo do início. Foram enfrentadas adversidades em relação as questões sanitárias, sociais, com insumos, matéria-prima, logística e cumprimento dos prazos de entrega dos diversos fornecedores, levando em consideração que o projeto foi concebido em meio a pandemia do COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque