Pesquisar este portal

05 agosto, 2022

SENAI CIMATEC inaugura o primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos do Norte Nordeste


*SENAI CIMATEC - 05/08/2022

O Laboratório vai acelerar a certificação de produtos de blindagem no país, ajudando a reduzir o prazo desse processo de 2 anos para 90 dias.

A cerimônia de inauguração do primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos das Regiões Norte Nordeste aconteceu nesta sexta-feira (5), no SENAI CIMATEC, em Salvador. A iniciativa conta com o apoio do Exército Brasileiro, através da 6ª Região Militar, do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

O novo laboratório vai realizar testes de placas balísticas que serão utilizadas em produtos da indústria automotiva, de defesa e segurança. Os testes seguirão a Norma NBR 15.000-2, necessária no processo de certificação de produtos de blindagem do país, setor do qual o Brasil é líder mundial em demanda.  

De acordo o Comandante da 6° Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, a criação deste novo centro de testes e validações é fundamental para apoiar o setor de Defesa e Segurança, colocando no mercado produtos com qualidade e eficiência no mercado.

“Com este Laboratório, parte da demanda de ensaios de placas balísticas será absorvida, dando mais agilidade no processo. Para o 6º Comando da Região Militar, que tem encargo de fiscalizar produtos controlados, esta inauguração significa trazer melhorias, agilidade e manutenção da qualidade”.

O Laboratório de Ensaios Balísticos do SENAI CIMATEC tem uma estrutura tecnológica que permite a realização de testes e validações de mais de 300 placas de blindagem por ano.  

De acordo o Gerente do Centro de Defesa e Segurança do SENAI CIMATEC, Tarso Nogueira, este novo equipamento surge em um momento importante, quando o Exército Brasileiro repassa ao Sistema Nacional de Avaliação da Conformidade, a responsabilidade sobre a certificação de produtos controlados.


 “A certificação desses produtos é fundamental para garantir a qualidade e os parâmetros mínimos de segurança para proteções balísticas. Com o Laboratório, esse processo será mais rápido e vai contribuir com o desenvolvimento do setor no Brasil”, explica.

O Presidente da Associação Brasileira de Blindagem, Marcelo Silva, destacou a importância deste novo laboratório para reduzir o prazo de certificação dos produtos de proteção balística. Quando era exclusividade do Exército Brasileiro, o prazo de certificação destes produtos chegava até dois anos, com a inserção de novos centros de testes, espera-se que o prazo seja reduzido a 90 dias.

“A criação de um laboratório como este é essencial para conseguirmos aprovar os materiais em um prazo muito mais rápido e isso beneficia o mercado como um todo”.

Numa segunda fase, o escopo de atuação do Laboratório de Balística será ampliado para o SENAI CIMATEC Park, incluindo os ensaios de coletes balísticos, capacetes, escudos e outros artefatos de proteção balística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque