Pesquisar este portal

12 janeiro, 2023

Lança-rojão AT-4: as várias vantagens táticas de uma arma de uso único

Soldado brasileiro em posição com o lança-rojão AT-4

*LRCA Defense Consulting - 12/01/2023 (atualizada em 17/01, às 11;20)

Quando nos referimos a um soldado de infantaria moderno portando uma arma, na maioria das vezes falamos de uma arma reutilizável, pois o soldado pode atirar várias vezes e se envolver com os alvos por mais tempo. Parece certo. Mas você sabia que, assim como as armas de uso múltiplo, as armas de uso único também fazem muito sentido no teatro de guerra moderno?

Alto poder de fogo
Soldados com o AT4, lança-rojão que equipa as unidades de Infantaria do Exército Brasileiro, estão prontos para tudo. Com todos os recursos necessários para o sucesso da missão, incluindo habilidades noturnas e em espaços confinados, os soldados AT4 podem agir rapidamente sem se preocupar se o ambiente ao redor é adequado para descarregar uma arma. O calibre de 84 mm oferece desempenho mais do que suficiente quando for necessário neutralizar uma casamata leve, uma posição em edificação urbana, um veículo ou um carro de combate leve.

Simples de usar
Em comparação com as armas recarregáveis ​​com funções sofisticadas, as armas descartáveis ​​costumam ser mais fáceis de usar. "Antes de tudo, a simplicidade de uso significa que os soldados podem ser mobilizados imediatamente com uma arma como o AT4, apenas com treinamento básico. Estamos falando de treinamento de apenas um ou dois dias. Em segundo lugar, as funções simples também significam que os soldados poderão atirar com seus instintos durante o calor da batalha, em vez de se lembrar do funcionamento da arma”, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.

Maior distribuição de poder de fogo
Quando se tem uma arma não especializada de uso único, é possível enviar um grande número de soldados com ela. E quando várias rodadas de munições AT4 são disparadas por vários soldados ao mesmo tempo, as chances de dominar um alvo aumentam muito.

No final, tudo se resume ao fato de que as tropas modernas enfrentam uma variedade de cenários de missão. Se um sistema de armas atender aos requisitos de um operador, ele encontrará um lugar.

Além do menor peso, o AT4 oferece aos seus usuários facilidade de uso e manuseio. Para qualquer nível de experiência, um soldado desmontado simplesmente mira, atira e destrói o alvo antes de descartar o tubo vazio. Com o AT4, há também uma grande vantagem na forma de capacidade de tiro em espaço confinado. A utilização de uma contra-massa de água do mar no AT4 permite a sua utilização em recintos fechados e junto a paredes sem prejudicar o operador ou as pessoas que o rodeiam.

Lança-rojão AT-4
Na Infantaria do Exército Brasileiro, cada Grupo de Combate (nove homens) é dotado com dois lança-rojões AT-4.

O AT-4 (também AT4, AT4 CS, AT4-CS, ou AT-4CS) é uma arma de 84mm não guiada, portátil, de único tiro, sem recuo e de tubo (cano) liso produzida na Suécia pela Saab Bofors Dynamics desde o final da década de 1980. A Saab teve um considerável sucesso de vendas com o AT4, tornando-o uma das armas anticarro individuais mais comuns do mundo.

A designação "CS" representa o "espaço confinado" referindo-se à carga propelente, sendo projetado para operar de forma eficaz dentro de edifícios em um ambiente urbano. Seu objetivo é dar às unidades de infantaria um meio para destruir ou incapacitar veículos blindados e fortificações, embora geralmente não seja suficiente para derrotar um moderno carro de combate (MBT). O lançador e o projétil são fabricados pré-embalados e enviados como uma única unidade de munição, com o lançador descartado após uma única utilização.

Atualização: Tropas ucranianas explodem T-90M russo com canhão sem recuo AT4

A designação AT-4 é um jogo de palavras alfafonético a respeito do papel da arma (AT = "Anti-Tank") e o calibre de 84 mm.


 *Com informações da Saab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque