Pesquisar este portal

26 janeiro, 2023

Plataforma digital da WEG permite o monitoramento online e a gestão dos ativos em cooperativa de cafeicultores


*LRCA Defense Consulting - 26/01/2023

A segurança dos operadores, aumento de disponibilidade dos equipamentos, redução do custo de manutenção e o cuidado com o meio ambiente são temas que estão cada vez mais em pauta nas reuniões executivas, impactando diretamente na decisão da habilitação de fornecedores para o mercado estrangeiro de café.

A Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado - é uma cooperativa que há mais de 29 anos atua no mercado de café da região e uma das pioneiras do ramo a realizar a adoção de soluções digitais WEG para o acompanhamento do estado operacional dos ativos por meio da coleta automática de dados, sensoriamento remoto via wireless e processamento avançado utilizando IA (inteligência artificial). Os alertas e diagnósticos gerados permitem ainda estabelecer planos de manutenção preditiva.

Essa implantação faz parte da primeira fase do projeto, finalizada no primeiro semestre de 2022, e possibilitou ao cliente a redução de gastos com manutenção, pois através do monitoramento da condição de ativos pode realizar a substituição somente dos elementos com desgastes, evitando paradas não planejadas. “Com o monitoramento dos equipamentos, passamos a ter maior segurança nas decisões a serem tomadas tanto em tempo de paradas quanto em peças substituídas”, comenta Célio Eduardo Barreto, Coordenador de Manutenção da Expocaccer.

Desde o início do uso da plataforma, há dez meses, as paradas não planejadas para manutenção corretiva em motores elétricos e outros ativos mecânicos foram reduzidas em até 5,5%, houve ainda um acréscimo na disponibilidade dos equipamentos de 10% em relação aos motores elétricos e 7% em relação aos ativos mecânicos.

“Após a implantação dos sensores WEG conseguimos antecipar a detecção de falhas e possíveis quebras nos equipamentos rastreados antes da efetiva quebra, aumentando a disponibilidade, pois as manutenções passaram a ser programadas junto ao PCP em janelas, sem comprometer a produção”, completa Célio Eduardo.

A Expocaccer sempre em busca de inovação tecnológica se alia a um grande fornecedor de tecnologia, e através das soluções digitais WEG mantém seus ativos em perfeito estado de funcionamento e uma indústria cada vez mais 4.0.

Sobre o WEG Motion Fleet Management (MFM)
O MFM (WEG Motion Fleet Management) é uma solução de software que permite conhecer o estado operacional de motores elétricos, inversores e soft-starters de baixa e média tensão, sistemas de partida com relé inteligente (SRW), redutores, motoredutores, compressores entre outros ativos, com o processamento distribuído permitem a geração de alertas e o acompanhamento total dos ativos, garantindo um aumento de disponibilidade e redução do custo de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque