Pesquisar este portal

07 fevereiro, 2023

Concorrente da Embraer, jato regional da Mitsubishi Heavy está sendo cancelado


*Asian Aviation, por Matt Driskill - 07/02/2023

A Mitsubishi Heavy Industries anunciou a descontinuação das atividades de desenvolvimento do SpaceJet, que vinham sendo realizadas pela Mitsubishi Aircraft Corporation, uma empresa consolidada do Grupo MHI. Além disso, esta decisão não terá impacto relevante nos resultados financeiros da MHI, consolidados e não consolidados.

Reportagens da mídia disseram na segunda-feira (6 de fevereiro) que a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) do Japão planeja encerrar o desenvolvimento do primeiro jato de passageiros fabricado no Japão. Cerca de US$ 7,6 bilhões foram injetados no projeto SpaceJet, lançado oficialmente em 2008, mas a empresa o suspendeu em outubro de 2020, depois de sofrer repetidos atrasos devido à falta de experiência e à pandemia de coronavírus.

A Mitsubishi Heavy uniu forças com os ministérios da indústria e dos transportes do Japão para desenvolver um jato de passageiros de corredor único com 70 a 90 assentos. No entanto, a falta de perspectivas de comercialização obrigou a empresa a se retirar, segundo a mídia.

A MHI emitiu um comunicado após o surgimento dos relatórios, dizendo: “Hoje, houve vários relatos da mídia alegando que a MHI decidiu descontinuar o desenvolvimento do Projeto SpaceJet. Essas histórias não são baseadas em nenhum anúncio da Mitsubishi Heavy Industries ou da Mitsubishi Aircraft Corporation, uma empresa do MHI Group. Embora seja verdade que a MHI está considerando uma variedade de possibilidades em relação a esse assunto, divulgaremos qualquer informação que exija divulgação imediatamente caso alguma decisão tenha sido tomada.”

A empresa tem gradualmente diminuído o desenvolvimento desde o congelamento do projeto, incluindo o fechamento de sua base de testes de voo nos Estados Unidos. O projeto inicialmente levantou esperanças entre muitos fornecedores de peças de aeronaves no Japão, que forneciam peças apenas para gigantes estrangeiros, como Boeing e Airbus. Mas a Mitsubishi Heavy não cumpriu sua data de entrega, que foi definida pela primeira vez em 2013 e foi adiada seis vezes. Ele conseguiu ter sucesso em seu voo inaugural em 2015.

A Mitsubishi Heavy disse que ainda mantém cerca de 270 pedidos para a aeronave na segunda-feira. Chegou a ter cerca de 450 pedidos em um ponto, mas o número diminuiu devido a cancelamentos de clientes de companhias aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque