Pesquisar este portal

18 maio, 2023

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional recebe pasta da Defesa na Câmara dos Deputados


*ABIMDE - 18/05/2023

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, participou ontem (17) de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), presidida pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Acompanhado pelos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o ministro reafirmou o compromisso das Forças Armadas com a democracia e a defesa da soberania nacional.

José Múcio apresentou prioridades da defesa nacional e explicou que o Ministério da Defesa e as Forças Armadas são desenvolvedores de projetos estratégicos para Defesa do Brasil e se destacam como importantes vetores de desenvolvimento e de capacidade para as instituições brasileiras e suas organizações.  “A indústria de defesa apresenta-se com produtos competitivos e fábricas tecnologicamente capacitadas, além de estar inserida em programas na área acadêmica e na geração de rendas, de empregos e de qualidade de vida para os brasileiros”, pontuou.

Sobre a base industrial de Defesa (BID), o ministro explicou que para cada emprego da BID são gerados 2,6 empregos de outros setores da economia nacional. “A indústria de Defesa participa com 2,2% dos empregos formais, o que representa inclusão social e crescimento econômico para o Brasil”. Traduzindo em números, são aproximadamente 2,9 milhões de trabalhadores, sendo 1,6 milhões em empregos diretos e 1,3 milhões em indiretos.

“Precisamos equilibrar os investimentos em Defesa para que possamos atingir níveis compatíveis com nossa dimensão territorial e com a estatura geopolítica do Brasil”, destacou o ministro. De acordo com informações da pasta, o Brasil possui 8,5 milhões de km² de superfície, mais de 16.800 km de fronteira terrestre com dez países da América do Sul, quase 7.500 Km de costa marítima e ampla zona de responsabilidade aérea com 22 milhões de km².


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque