Pesquisar este portal

18 junho, 2023

Eve, da Embraer, dá passo decisivo ao firmar parcerias com três fornecedores eVTOL estratégicos


*LRCA Defense Consulting - 18/06/2023

A Eve Air Mobility nomeou hoje os três primeiros fornecedores para suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica, a BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia e a DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.

“O anúncio dos primeiros fornecedores é um marco importante no desenvolvimento de nossas aeronaves eVTOL”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve Air Mobility. “À medida que avançamos para a entrada em serviço, nosso objetivo é garantir que produzamos e entreguemos uma aeronave madura que não apenas exceda as expectativas, mas permita que nossos clientes operem com segurança e eficiência com o menor custo de operação.”

A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation e a brasileira Embraer, desenvolverá o sistema de propulsão elétrica para o eVTOL de Eve. A Nidec Corporation, fabricante líder mundial de motores abrangentes, terá o respaldo dos mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer para projetar, certificar, produzir e comercializar sistemas de propulsão elétrica de última geração baseados em tecnologias comprovadas.

“Estamos entusiasmados por ter Eve como nosso cliente de lançamento para o novo sistema de propulsão elétrica da Nidec Aerospace”, disse Michael Briggs, vice-presidente sênior e presidente da Unidade de Negócios de Movimento e Energia da Nidec. “Com nossas tecnologias de ponta, a Nidec Aerospace e a Eve juntas estão bem posicionadas para impulsionar e acelerar os avanços na mobilidade aérea urbana eletrificada em direção a um futuro mais sustentável.”

O sistema de armazenamento de energia do BAE System será integrado ao eVTOL de Eve e permitirá que a aeronave opere de forma eficiente com emissões zero e baixo ruído. O novo sistema de armazenamento de energia aproveita os mais de 25 anos de experiência da empresa no fornecimento de energia elétrica confiável e propulsão para ônibus de trânsito e outros veículos pesados. Essa experiência combinada com seu histórico de desenvolvimento de sistemas de controle críticos de voo para o setor aeroespacial é ideal para aplicações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que dependem de segurança, confiabilidade e eficiência.

“A BAE Systems está liderando o desenvolvimento de soluções e sistemas de tecnologia avançada que ajudarão a criar um futuro mais sustentável na aviação”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de soluções de controle e aviônicos da BAE Systems. “Estamos muito satisfeitos em apoiar a Eve Air Mobility com nosso inovador sistema de armazenamento de energia para suas aeronaves eVTOL.”

A DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores para os oito motores de elevação e a hélice de cruzeiro. Sediada na França e também presente nos Estados Unidos, a empresa possui mais de 25 anos de experiência e expertise na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono adquiridos através da aviação múltipla programas em que participa.

“Estamos extremamente honrados por termos sido escolhidos pela Eve Air Mobility como fornecedor dos rotores para os oito motores de elevação e a hélice de cruzeiro para seu veículo de produção”, disse Duqueine Vincent, presidente e fundador da DUC Hélices Propellers. “Este reconhecimento é um testemunho da experiência e expertise na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono. Somos gratos a Eve por confiar em nós.”

Durante o ano passado, a empresa trabalhou em estreita colaboração com as autoridades de certificação para definir os requisitos de certificação, ao mesmo tempo em que continuou a se envolver com os clientes para entender como operariam a aeronave e incorporar seus comentários. A empresa continuou avançando em sua fase de testes como parte do amadurecimento de seu projeto eVTOL. A Eve concluiu recentemente os testes de túnel de vento e hélice e começou a testar seus rotores de elevação vertical a bordo de uma nova plataforma personalizada montada em caminhão em maio. A Eve continuou a atualizar a aeronave para adequar o design do veículo às necessidades do cliente com foco na eficiência, segurança, confiabilidade, sustentabilidade e custo de operação.

A aeronave eVTOL da Eve utiliza uma configuração lift+cruise com oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem alteração na posição desses componentes durante o voo. O conceito mais recente inclui um empurrador elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Embora ofereça inúmeras vantagens, incluindo menor custo de operação, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, ele foi desenvolvido para oferecer impulso eficiente com baixo ruído.

“A Eve adotou uma abordagem de 'blocos de construção' para aprimorar ainda mais a maturidade da tecnologia e seu eVTOL”, disse Alice Altissimo, vice-presidente de gerenciamento de programas e operações da Eve. “Continuamos a fazer progressos muito bons e estamos ansiosos para trabalhar com esses novos fornecedores enquanto aceleramos a transição mundial para viagens aéreas sustentáveis.”

A Eve espera nomear fornecedores de componentes adicionais, incluindo sistemas de controle de voo, aviônicos, fuselagem e sistemas de gerenciamento de energia no futuro. A empresa planeja iniciar a montagem de seu primeiro protótipo eVTOL em escala real durante o segundo semestre de 2023, seguido pela campanha de teste em 2024.

O eVTOL de Eve está programado para iniciar as entregas e entrar em serviço em 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque