Pesquisar este portal

outubro 22, 2023

WEG equipa a primeira estação de recarga de veículos elétricos sustentável da Jaguar Land Rover no Brasil


*LRCA Defense Consulting - 22/10/2023

A JLR inaugurou a primeira estação de recarga para veículos elétricos com o conceito de energia limpa, reutilizando baterias de I-PACE que seriam descartadas e dando uma segunda vida sustentável a este material.

O projeto, criado a partir do programa Open Innovation da JLR, em parceria com a WEG, Energy Source e EZVolt, envolve a captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio, primeira concessionária com o conceito Carbono Zero da JLR. Essa energia é então armazenada em um banco de baterias de Ion-Lítio retiradas dos veículos elétricos I-Pace’s, que já não estavam aptas para atuar no veículo, mas ainda oferecem grande potencial de armazenamento de carga.

Dentro da estação de carga, a energia armazenada em vários módulos de baterias de lítio, é convertida e fornecida para o sistema. Essa energia alimenta um carregador semirrápido para veículos elétricos da linha WEMOB (WEG Electric Mobility) Parking de 22kW da WEG, um parceiro dessa grande iniciativa de sustentabilidade e inovação. O modelo WEMOB Parking possibilita conectividade à internet e a plataformas de gestão. Além de possibilitar o uso ao tempo, com proteção contra raios UV, entrada de água e poluição.

Com a energia alimentando o carregador a marca integrou carregador com o seu sistema, gerando a autenticação dos usuários via APP, gestão da carga e meio de cobrança da energia utilizada.

Com isso, a JLR passou a oferecer uma solução completa e baseada em energia limpa, utilizando baterias de segunda vida e energia solar de forma controlada e sustentável.

João Oliveira - Presidente da JLR América Latina e Caribe: “Estamos muito felizes em apresentar um conceito totalmente novo e sustentável, dando sequência em nossa estratégia guiada pelos pilares de sustentabilidade e inovação que regem a JLR. As baterias do I-PACE que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que com inteligência e trabalho em equipe é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta.”

Francisco Ferraz Magalhães – Diretor da Land Rio: “Ser a primeira concessionária do Brasil a apresentar esta iniciativa em prol da sustentabilidade é motivo de grande orgulho para nós. Além disso, através de diversas iniciativas como a utilização de painéis solares como principal fonte de energia e o armazenamento de água da chuva, que posteriormente é reutilizada, fomos a primeira concessionária Jaguar Land Rover no mundo a neutralizar 100% das nossas emissões de carbono, concluindo os escopos 1 e 2 no protocolo GHG (Greenhouse Gas).”

Carlos José Bastos Grillo – Diretor Superintendente da WEG Digital & Sistemas: “Colaborar com o Programa Open Innovation da JLR, participando deste projeto que demonstra o potencial sinérgico das soluções inovadoras e sustentáveis, integrando perfeitamente energia solar, estações de recarga e armazenamento de energia em bateria de lítio oriundas dos veículos elétricos, faz parte da estratégia da WEG para acelerar o desenvolvimento das tecnologias que contribuem para redução das emissões dos gases de efeito estufa”

Sobre a JLR
A estratégia Reimagine da JLR está proporcionando uma rica visão de sustentabilidade do luxo moderno por design. 

A empresa está sendo transformada para zerar a emissão líquida de carbono em toda a cadeia de suprimentos, produtos e operações até 2039. Foi estabelecido um roteiro para reduzir as emissões em todas as operações e cadeias de valor até 2030 com base em metas científicas aprovadas. A eletrificação é fundamental para essa estratégia e, antes do final da década, as coleções Range Rover, Discovery e Defender terão cada uma um modelo elétrico puro, enquanto a Jaguar será totalmente elétrica.  

Em sua essência, a JLR é uma empresa britânica, com duas unidades de projeto e engenharia, três fábricas de veículos, um centro de fabricação de motores e um centro de montagem de baterias no Reino Unido. Também possui fábricas de veículos na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia, além de sete centros de tecnologia em todo o mundo.    

A JLR é uma subsidiária integral da Tata Motors Limited, parte da Tata Sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque