Pesquisar este portal

29 abril, 2024

Embraer irá atualizar a frota de A-29 Super Tucano da FAB


*LRCA Defense Consulting - 29/04/2024

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, anunciou, durante apresentação à Comissão Brasileira de Relações Exteriores e Defesa Nacional no último dia 17, que a Força está trabalhando com a Embraer para realizar o mid-life upgrade (MLU - atualização de meia-vida) das aeronaves de treinamento e ataque leve A-29 Super Tucano da FAB para que elas possam voar por mais 20 ou 25 anos, acrescentando que isso estimula muito a Base Industrial de Defesa, gerando alguns milhares de empregos nessa e em suas empresas-satélites.

Atualmente, a Força Aérea Brasileira conta com uma frota de 60 aeronaves A-29 operando em cinco esquadrões diferentes, totalizando mais 325 mil horas de voo. Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

O início dos estudos para um midlife upgrade da aeronave A-29 Super Tucano foi anunciado durante o 54º Salão Aéreo Internacional de Paris, em 19 de junho de 2023.

“A Força Aérea Brasileira poderá contar com o extenso rol de atualizações implementadas ao longo da vida útil da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar no baixo custo operacional”. “Durante os estudos, se a FAB avaliar a necessidade de novas funcionalidades e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, é possível que a Embraer desenvolva e implemente conforme a demanda”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, à época.

“Desde a sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira, o A-29 tem desempenhado com excelência as diversas missões para as quais foi designado. A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional desta aeronave versátil e extremamente confiável por muitos anos”, disse o Comandante da Força Aérea Brasileira durante o 54º Salão Aéreo Internacional de Paris.

Exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, que poderiam trazer benefícios à FAB, estão no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, nos sistemas de navegação e comunicação, na ampliação dos sistemas de armas disponíveis, nos sensores de proteção da aeronave e nos sistemas de vigilância e autoatendimento. As atualizações também proporcionam maior consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

Aeronave versátil e eficaz
Extremamente versátil, o A-29 Super Tucano pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contrainsurgência. O A-29 é robusto e versátil, sendo capaz de operar em pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis com pouco suporte – tudo com baixos custos operacionais e alta disponibilidade (acima de 90%).
 
Além de funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo tornou-o uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma aeronave multimissão genuína, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma plataforma única para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

Sensores e armas de última geração
O A-29 é equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras e um pacote de link de dados. Seus sistemas permitem a coleta e o compartilhamento de informações urgentes, e a aeronave pode operar como parte de um ambiente de rede. Em resumo, o A-29 Super Tucano representa o padrão ouro em sua área, combinando desempenho superior de aeronave com armas, sensores integrados e sistemas de vigilância do século XXI para criar um componente altamente eficaz do poder aéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque