A venda está sendo realizada antes de um processo pendente de Vendas Militares Estrangeiras (FMS)
*LRCA Defense Consulting - 23/09/2025
A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e a SNC, líder mundial em segurança aeroespacial e nacional, anunciaram hoje, na Conferência de Ar, Espaço e Cibernética da Associação das Forças Aéreas e Espaciais (AFA), que firmaram um acordo para a venda de uma aeronave A-29 Super Tucano para a SNC.
A venda está sendo realizada antes de um processo pendente de Vendas Militares Estrangeiras (FMS). O investimento inicial da SNC nesta aeronave permite que o parceiro estrangeiro das duas empresas inicie imediatamente o treinamento de pilotos após a adjudicação antecipada do contrato. Também reduz o tempo para a Capacidade Operacional Inicial (COI) em até um ano, enquanto aguarda a aprovação definitiva do contrato pelo programa FMS..
A aeronave será fabricada na linha de produção de defesa da Embraer, localizada em Jacksonville, Flórida. Ao longo de uma década, a SNC e a Embraer trabalharam para entregar quase 50 aeronaves de combate multimissão para forças aéreas em todo o mundo.
“É com grande satisfação que vemos o A-29 fabricado nos Estados Unidos continuar sua história de sucesso. O Super Tucano oferece capacidades inigualáveis de ataque leve e multimissão, eficazes e acessíveis para atender às necessidades dos EUA e das Forças Aliadas. Ao mesmo tempo, estamos confiantes de que nosso relacionamento com a SNC, que se estende por mais de 10 anos, continuará a se expandir, visto que um número crescente de clientes da FMS está percebendo uma necessidade crescente por esse tipo de capacidade”, disse Frederico Lemos, Diretor Comercial da Embraer Defesa & Segurança.
“A SNC é reconhecida por investir cedo e frequentemente em programas nos quais acreditamos para acelerar o progresso e o desempenho em prol do combatente”, disse Ray Fitzgerald, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Tecnologia da SNC. “Ao buscarmos proativamente esta aeronave, estamos felizes em proporcionar um IOC mais rápido e maior tempo de treinamento para os pilotos que em breve voarão esta aeronave. Há muito tempo conhecemos os benefícios do A-29 Super Tucano e, com a crescente demanda por FMS em todo o mundo, temos orgulho de continuar oferecendo esta aeronave excepcional aos EUA e seus aliados e esperamos dar continuidade ao nosso relacionamento de longa data com a Embraer.”
O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil e potente, conhecida por seu design robusto e durável, que lhe permite realizar operações em pistas não pavimentadas e em bases operacionais avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. É líder global em sua classe, com mais de 600.000 horas de voo.
O A-29 Super Tucano cumpre uma ampla gama de missões, como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha aérea, interdição aérea, treinamento JTAC, vigilância e reconhecimento de inteligência armada (ISR), vigilância de fronteiras e escolta aérea. Graças a essa combinação incomparável de capacidades e flexibilidade operacional, aliada ao seu baixo custo de ciclo de vida, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo. Mais recentemente, as empresas entregaram três aeronaves A-29 Super Tucano para a missão Combat Aviation Advisor (CAA) do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC).
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é ainda mais aprimorada por sistemas aviônicos avançados de interface homem-máquina (IHM) integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar sem infraestrutura. Além disso, a aeronave possui requisitos de manutenção reduzidos e oferece alto nível de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural com baixos custos de ciclo de vida.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).