![]() |
Imagem meramente representativa |
*LRCA Defense Consulting - 29/09/2025
A Embraer deu um passo importante rumo à sustentabilidade ao realizar sua primeira aquisição de lote de combustível de aviação sustentável (SAF) 100% renovável, comercializado pela Vibra, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Com essa compra, a fabricante brasileira acelera os testes para que suas aeronaves possam operar integralmente com combustível renovável, sem a necessidade de mistura com combustíveis fósseis.
O combustível adquirido, importado da Bélgica, está disponível na base da Vibra no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, que possui certificações internacionais que garantem a rastreabilidade e sustentabilidade da cadeia produtiva do biocombustível. A partir dessa aquisição, a Embraer poderá ampliar seus testes na sede em São José dos Campos, especialmente em materiais não metálicos das aeronaves, para verificar a compatibilidade do SAF em uso prolongado.
Até então, a falta de acesso local ao SAF em volume adequado limitava os estudos da empresa, que precisavam ser feitos principalmente em laboratórios nos Estados Unidos e Europa. A nova aquisição permite maior dinamismo e custo mais eficiente nos testes, aproximando a Embraer da meta de ter suas aeronaves aptas para operar 100% com SAF até 2030.
O SAF pode reduzir em até 80% as emissões de carbono da aviação em comparação ao combustível tradicional, o que é fundamental para a redução da pegada ambiental do setor aéreo, um dos maiores emissores globais. Hoje, as aeronaves da Embraer já operam com misturas de até 50% de combustível sustentável, e o avanço para o uso pleno dessa tecnologia traz um diferencial competitivo importante.
Diferencial
competitivo
Paralelamente, a cooperação com a Vibra fortalece o mercado
brasileiro de biocombustíveis, que ainda é incipiente, incentivando a economia
circular e a inovação tecnológica no país. A iniciativa reforça o compromisso
da Embraer com suas metas ESG, ampliando sua reputação global como empresa
inovadora e ambientalmente responsável.
Para a Embraer, o acesso ao SAF no Brasil não é apenas um avanço técnico, mas uma estratégia que conecta sustentabilidade, inovação e posicionamento competitivo no mercado de aviação, que caminha para um futuro cada vez mais verde e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).