Pesquisar este portal

19 novembro, 2025

Foguete de 70 mm com propelente nacional destaca Brasil em feira aeroespacial global

O CEO da CSD, Nelson Hübner Junior, ao lado do mockup do foguete 70 mm, apresentado da Dubai AirShow

*LRCA Defense Consulting - 19/11/2025

No Dubai Air Show 2025, um dos mais prestigiados eventos do mercado aeroespacial mundial, o Brasil ganhou destaque com a apresentação de um foguete de 70 mm, inteiramente desenvolvido nacionalmente pela CSD – Componentes e Sistemas de Defesa em parceria com a Edge of Space (EOS). O lançamento acontece entre os dias 17 e 21 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.

A inovação central do foguete brasileiro está no propelente sólido composite, de fabricação totalmente nacional e livre de restrições ITAR (International Traffic in Arms Regulations). Essa tecnologia propulsora utiliza resina polimérica brasileira, distinta pela ausência do tradicional polibutadieno, o que confere ao produto maior autonomia de produção, redução de custos logísticos e desempenho equivalente a materiais de líderes globais do setor.

Nelson Hübner Junior, CEO da CSD, destacou a importância da parceria e o avanço tecnológico alcançado. “Este propelente inovador eleva a qualidade e diferenciação dos nossos produtos, reforçando nosso compromisso com a autonomia e o desenvolvimento tecnológico nacional”, afirmou.

Já José Miraglia, fundador e Diretor de P&D da EOS, ressaltou o impacto econômico do projeto para o Brasil. “Os propelentes tradicionalmente são de alto custo devido à escassez global. Nossa solução representa uma grande oportunidade para o país, configurando um salto tecnológico decisivo para a indústria aeroespacial brasileira.”

A CSD é uma empresa brasileira especializada na produção de equipamentos de defesa, incluindo bombas aéreas, foguetes, munições e outros componentes, com cinco fábricas no país e reconhecida como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa. A EOS também integra a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil, destacando-se no desenvolvimento de sistemas propulsivos e dispositivos pirotécnicos para setores aeroespacial, industrial e de defesa.

Essa colaboração entre CSD e EOS simboliza um importante passo para a indústria aeroespacial brasileira, fortalecendo sua posição no cenário internacional e impulsionando o desenvolvimento tecnológico autônomo do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque