Aeronaves elétricas serão utilizadas para voos de transferência e turísticos em Tóquio
*AIN, por Chad Trautvetter - 04/02/2026
A AirX, corretora de fretamento aéreo com sede em Tóquio, firmou um pedido de duas aeronaves eVTOL da Eve Air Mobility e opções para mais 48 — um negócio potencialmente avaliado em US$ 250 milhões (a preços de tabela estimados) — na quarta-feira, durante o Singapore Airshow. A AirX utilizará as aeronaves elétricas principalmente para voos de transferência e turismo no Japão, com foco na região da Baía de Osaka. A entrega das duas primeiras eVTOLs está prevista para 2029.
A AirX organiza esse tipo de voo em helicópteros por todo o Japão, operados por empresas parceiras com licença de operador aéreo, há quase 11 anos, por meio de sua plataforma de reservas online Airos Skyview. As reservas na empresa são divididas igualmente entre voos de transferência e voos turísticos. Um aplicativo, com lançamento previsto para o segundo trimestre, oferecerá uma interface mais amigável que facilitará as reservas pontuais de mobilidade aérea avançada (MAA), disse Kiwamu Tezuka, fundador e CEO da AirX, à AIN .
Segundo Masato Kikuchi, especialista em inovação e aquisição da AirX, os planos preveem que a empresa alugue os eVTOLs Eve para operadores parceiros que os operarão. O serviço de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) com a aeronave elétrica de quatro a seis passageiros deverá começar na região metropolitana de Tóquio nos próximos cinco anos, dependendo da obtenção da certificação, observou ele.
Questionado sobre o custo dos voos com Mobilidade Aérea Avançada (AAM) em uma aeronave Eve, Tezuka disse que ele e sua equipe "estão tentando descobrir isso agora". No entanto, ele observou que a demanda existe: "Já recebemos muitos pedidos de voos de transferência usando helicópteros".
Luiz Mauad, vice-presidente de serviços, soluções operacionais, design estratégico e ecossistema da Eve, detalhou a demanda por Mobilidade Aérea Aérea (AAM) na região Ásia-Pacífico, onde a Eve prevê uma necessidade de 12.200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) — 41% da frota mundial projetada. Ele observou que cidades com alto congestionamento impulsionarão essa demanda.
Mauad afirmou que oito das dez maiores cidades do mundo estão nessa região, com Tóquio no topo da lista. Além disso, a população da Ásia deverá disparar de 2 bilhões em 2020 para 3,5 bilhões no final desta década, levando a um aumento do congestionamento urbano que os eVTOLs podem ajudar a aliviar.
Segundo Mauad, os eVTOLs reduzirão significativamente o tempo de deslocamento em cidades como Tóquio. Por exemplo, ele afirmou que uma aeronave eVTOL da Eve poderia voar do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, até um vertiporto no centro da cidade em 15 minutos, em vez de mais de uma hora de carro. A aeronave da Eve possui um compartimento de bagagem com capacidade para duas malas despachadas e duas de mão, facilitando esses traslados aeroportuários, acrescentou.
“A região Ásia-Pacífico tem uma enorme demanda por Mobilidade Aérea Avançada (AAM) eVTOL, incluindo voos de passageiros e de carga leve”, disse Mauad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).