Evento gratuito do Comando Militar do Sul discute geopolítica, tecnologia e economia à luz de mais de quatro anos de guerra, com inscrições abertas até 17 de agosto
*LRCA Defense Consulting - 20/07/2026
O Comando Militar do Sul (CMS), por meio do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE-CMS), realiza no dia 19 de agosto de 2026 a Jornada de Estudos Estratégicos “O Conflito Russo-Ucraniano em Perspectiva Estratégica”. O evento é promovido pelo Exército Brasileiro, no âmbito do Comando Militar do Sul, e acontece no Auditório do CMS, em Porto Alegre (RS), com início às 14h.
A iniciativa reúne militares, pesquisadores e interessados no tema para discutir, sob os eixos de geopolítica, tecnologia e economia, os desdobramentos de mais de quatro anos de conflito entre Rússia e Ucrânia e as lições que podem ser extraídas para o planejamento de defesa do País. A programação está organizada em dois painéis, seguidos de debates a partir das 16h.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário do Google, disponível em https://forms.gle/KbZ9duJ7m4A91LHd7, até o dia 17 de agosto de 2026, às 15h.
Palestrantes
O Painel I, sob o
título “Doutrina do Mundo Russo”, será conduzido pelo coronel da reserva do
Exército Brasileiro Marco Antonio de Freitas Coutinho. Bacharel em Ciências
Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Coutinho é mestre em
Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e em
Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME),
além de pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e
mestrando em Ciência Política Internacional pela Fundação Universitária
Iberoamericana, na Espanha. Como adido de defesa, serviu na Rússia e na Ucrânia
durante o período do Euromaidan. Atualmente atua na Assessoria de
Estudos Internacionais do Estado-Maior do Exército, é criador e editor do canal
GRU! Geopolítica em Ação e cofundador do Instituto de Altos Estudos em
Geopolítica, Segurança e Conflitos (GSEC). Sua apresentação percorrerá a
doutrina do mundo russo, o planejamento estratégico, os campos de poder, a
evolução operacional do conflito e o chamado estado final desejado pelas
partes.
O Painel II ficará a cargo do doutor Rogério Atem de Carvalho, que discutirá drones e sistemas autônomos, artilharia e targeting, logística global, impactos econômicos e lições para a base industrial de defesa (BID) brasileira. Bacharel em Informática e doutor em Engenharia de Produção, Atem de Carvalho é professor titular do Instituto Federal Fluminense (IFF), onde atua desde 1996, e também leciona no Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). É diretor de Inovação Tecnológica do IFF, bolsista de desenvolvimento tecnológico do CNPq e pesquisador com produção acadêmica voltada a sistemas embarcados, aeroespaciais e de inovação, tendo coordenado o Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA) da instituição.
Serviço
Evento: Jornada de Estudos Estratégicos “O Conflito Russo-Ucraniano em
Perspectiva Estratégica”
Promoção: Comando Militar do Sul (CMS) e Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE-CMS), Exército Brasileiro, 3º Exército
Data: 19 de agosto de 2026
Horário: 14h (debates a partir das 16h)
Local: Auditório do CMS, Porto Alegre (RS)
Inscrições: gratuitas, até 17 de agosto de 2026, às 15h, pelo formulário https://forms.gle/KbZ9duJ7m4A91LHd7
Mais informações: www.cms.eb.mil.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).