Pesquisar este portal

07 abril, 2020

Taurus iniciou nesta segunda-feira a fabricação de protetores faciais contra o coronavírus (COVID-19)



*LRCA Defense Consulting - 07/04/2020; Vídeo: Deputado Estadul Tenente-Coronel Zucco

A partir desta segunda-feira, 06 de abril, a Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e uma das principais fabricantes de armas leves do mundo, iniciou em sua fábrica em São Leopoldo (RS) a produção de um lote inicial de 60 mil máscaras de proteção contra o coronavírus (COVID-19).

Os equipamentos do modelo proteção facial, chamado de Face Shield, são feitos de polímero, com uma tiara para a testa e presilha de borracha na parte de trás da cabeça que fazem o suporte para uma viseira de material translúcido, servindo pata proteger olhos, nariz e boca.

Injetora de polímero da Taurus manufaturando os materiais necessários para produção das máscaras

Tiaras para a testa fabricadas pela Taurus que servirão para montagem dos protetores faciais

Uma linha de produção foi montada nas instalações da Taurus especialmente para fabricar essas máscaras, onde militares do Exército Brasileiro de forma voluntária auxiliarão no processo de montagem e embalagem.  Cinco militares por turno ajudam na montagem. Inicialmente, está prevista a fabricação de 2,5 mil máscaras por dia. Com a chegada de mais matéria-prima, a partir da semana que vem, a produção deve dobrar.

A produção inicial de 60 mil equipamentos de proteção individual será doada a partir desta terça-feira, 7 de abril, para os profissionais da área da saúde que atuam no atendimento de pessoas com coronavírus em hospitais de todo o estado do Rio Grande do Sul e, prioritariamente, a cidade de São Leopoldo onde a Taurus tem a sua fábrica. Além dos profissionais da saúde, policiais militares que atuam em São Leopoldo, assim como os profissionais da Guarda Municipal, deverão receber o equipamento de proteção. Ao final desta etapa, a Taurus pretende expandir o projeto para outros Estados, disponibilizando o maquinário montado no local para produzir a partir da doação de outras empresas.        
  
    
     


O projeto somente foi possível devido à parceria da Taurus com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que possibilitou que a máscara Face Shield pudesse ser produzida em larga escala. O equipamento foi criado, originalmente, a partir de impressoras 3D dos laboratórios da UFRGS, sendo viabilizado através de um trabalho voluntário conjunto de docentes, técnicos e alunos da Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Pacto Alegre (movimento de articulação de entidades da capital responsável pelo cadastramento prévio dos estabelecimentos de saúde) e também por alguns cidadãos comprometidos com a causa.

— O mundo está passando por um momento difícil, lidando com um inimigo desconhecido. E os profissionais da saúde são os que estão mais expostos à pandemia. Esse é um investimento pequeno para a companhia, mas de fundamental importância para protegê-los agora — disse o presidente da Taurus, Salesio Nuhs.



“Como Empresa Estratégica de Defesa, a Taurus quer contribuir nesse momento difícil e unir forças para superarmos juntos os desafios impostos por esta pandemia. Essa iniciativa é mais uma forma de ajudar a diminuir o contágio, fornecendo equipamentos para proteção de profissionais e heróis da saúde do nosso país, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. A empresa também está fornecendo refeições para os integrantes do Batalhão da Polícia Militar e para a Guarda Municipal em serviço na cidade de São Leopoldo, onde está localizada sua fábrica, durante o tempo em que os restaurantes e lanchonetes estiverem fechados, por determinação do decreto de calamidade pública assinado pelo prefeito, em virtude do COVID-19”, afirma o presidente Salesio. 

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Recomendo o depoimento do Sr. Luis Barsi sobre os motivos dele ter a Taurus em sua carteira de ações.

    ResponderExcluir
  2. Positivo, Saliba!
    Nesta página também poderás encontrar todos os depoimentos do Barsi sobre a Taurus.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque