Postagem em destaque

Taurus vence na Justiça mais uma ação que alegava problemas em seus armamentos

* LRCA Defense Consulting - 02/07/2020 Esta semana foi proferida sentença que julgou totalmente improcedente a ação civil pública proposta e...

18/06/2020

Exército indonésio recebe o MLRS Avibras Astros II Mk 6 do Brasil

Descarga de um Avibras Astros II Mk 6 MLRS no porto indonésio de Tanjung Priok, Jacarta, em 12 de junho de 2020 (fonte da imagem: Defense Studies)
*Army Recognition - 18/06/2020
 
Conforme relatado pela Defense Studies, o navio de carga MV Tian Fu, com bandeira de Hong Kong, partiu de Santos, Brasil, para o porto de Tanjung Priok, em Jacarta, onde, em 12 de junho, entregou 27 lançadores de foguetes Astros II Mk 6 com munição para o Exército Indonésio.

Os lançadores de foguetes Astros II Mk 6 da Avibras Brasil serão operados pelo Comando de Reserva Estratégica do Exército. Em 2012, a Indonésia encomendou 36 MLRS Astros II, que foram todos recebidos e, consequentemente, usados ​​por dois batalhões de artilharia nas Divisão 1 e 2 de Kostrad.

Em 2018, a 3ª Divisão do Exército de Kostrad foi formada. Este exército de Kostrad tinha vários batalhões destacados em Sulawesi e Papua Nova Guiné. Toda força do Kostrad está equipada com um batalhão do MLRS. Portanto, é provável que o MLRS recém-entregue também seja usado lá. Outra possibilidade é que eles preencham a lacuna nas divisões 1 e 2 de Kostrad porque várias unidades do Astros MLRS foram enviadas para a ilha de Natuna.

Desde que a tensão no Mar do Norte de Natuna aumentou, o Exército Indonésio transferiu 14 unidades do Astros II MLRS para Natuna. A tarefa foi ao mesmo tempo a mudança de Astros para o 1º Batalhão de Compostos / Gardapati Kodam I Bukit Barisan, que supervisiona as regiões de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental, Riau e as Ilhas Riau.

O ASTROS II (Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área) é um lançador de foguetes autopropulsado produzido no Brasil pela empresa Avibras. Apresenta um design modular e emprega foguetes com calibres que variam de 127 mm a 450 mm (5-17,72 polegadas). Foi desenvolvido com base em um veículo todo-o-terreno Tectran VBT-2028 6 × 6 para maior mobilidade.

Em 2014, um primeiro ASTROS II Mk6 aprimorado foi entregue. Este sistema também é conhecido como ASTROS-2020. O veículo lançador é capaz de disparar novos mísseis de cruzeiro AV-TM 300 com alcance de 300 km e foguetes guiados AV-SS-G40.

Avibras Astros II Mk 6 MLRS carregado em reboques baixos no porto indonésio de Tanjung Priok, Jacarta, em 12 de junho de 2020 (fonte da imagem: Defense Studies)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador.