Pesquisar este portal

29 agosto, 2020

ExpressJet, dona de 95 jatos Embraer ERJ-145, cessará operações em 30 de setembro

 A ExpressJet Airlines encerrará suas operações no final do mês que vem, depois que a demanda de passageiros caiu drasticamente devido ao coronavírus, e a United Airlines decidiu consolidar seus voos regionais com outra operadora.

ExpressJet_United

Embraer ERJ-145 da ExpressJet Airlines operando como United Express

 

*Flight Global,  Por Pilar Wolfsteller 24 de agosto de 2020

A ExpressJet, com sede em Atlanta, que voa exclusivamente em nome da United como United Express, disse em 24 de agosto que encerrará as operações em 30 de setembro e demitirá a maior parte de sua força de trabalho. A empresa não tem clientes de outras companhias aéreas. A data de 30 de setembro também coincide com o dia em que termina a assistência financeira do governo dos Estados Unidos às companhias aéreas.

“Em 30 de julho, a United Airlines selecionou a CommutAir como sua única operadora ERJ-145 e pediu à ExpressJet Airlines para encerrar o vôo como uma transportadora regional da United Express”, disse a companhia aérea. “Devido à incerteza das viagens aéreas de passageiros como resultado da pandemia contínua, todos os voos ExpressJet da United Airlines terminarão em 30 de setembro de 2020.”

“Além disso, com o término do financiamento de apoio à folha de pagamento da Lei CARES naquele momento, a ExpressJet também encerrará ou dispensará a maior parte de sua força de trabalho em 30 de setembro de 2020, exceto a equipe limitada necessária em conexão com o encerramento das operações e revisão de futuras oportunidades de negócios ”, diz a companhia aérea.

Faye Malarkey Black, presidente e diretora-executiva da Regional Airline Association (RAA), criticou os legisladores por não abordarem a proteção da folha de pagamento das companhias aéreas, dizendo que o governo e o Congresso deixaram “um grande ponto de interrogação sobre se o programa de apoio à folha de pagamento seria ou não estendida à medida que a pandemia continua e a demanda continua enormemente deprimida ”. 

A United disse no final de julho que consolidará seus voos regionais para apenas uma companhia aérea, a CommutAir, com sede em Cleveland, Ohio, depois que a demanda permanecer lenta. Tanto a CommutAir quanto a ExpressJet voaram com os Embraer ERJ-145 para a companhia aérea principal com sede em Chicago como United Express.

Em fevereiro passado, a United encerrou seu relacionamento com a Trans States Airlines, outra afiliada regional da United que operava o tipo, que fechou completamente logo em seguida. Na época, a United disse que havia assumido um compromisso de “longo prazo” com a ExpressJet.

Também em fevereiro, a ExpressJet divulgou planos para adicionar 36 ERJ-145 de 50 assentos à sua frota, e que iria desinvestir todos os seus maiores E175s, tornando-se a maior transportadora apenas ERJ-145 do mundo, com mais de 130 aeronaves em seu frota.

A ExpressJet é a terceira companhia aérea regional dos Estados Unidos a fechar desde o início da crise do coronavírus na indústria de transporte aéreo, depois da Trans States e da Compass Airlines, que fecharam em abril.

Antes da pandemia, a ExpressJet atendia a mais de 100 destinos nos EUA, Canadá e México, com mais de 3.300 voos semanais de bases em Chicago, Houston e Newark. Tinha cerca de 3.000 funcionários.

A CommutAir atende a 50 destinos com cerca de 1.000 voos semanais como United Express, operando 30 aeronaves ERJ-145, de acordo com dados de frotas da Cirium. A United possui 40% da CommutAir, de acordo com essa operadora.

No início deste ano, o governo dos EUA interveio para apoiar a indústria de transporte aéreo após a crise global de saúde, colocando quase US $ 60 bilhões em doações e empréstimos para ajudar a manter a indústria à tona. Em troca, as companhias aéreas não tiveram que se comprometer com nenhuma licença ou dispensa antes de 1º de outubro.

Com esse prazo se aproximando, as companhias aéreas dos EUA já disseram que precisarão demitir quase 80.000 empregos, a menos que o auxílio à folha de pagamento continue. Com os legisladores atualmente em uma pausa prolongada para o feriado do Dia do Trabalho nos EUA no início de setembro, isso não deve acontecer em breve.

“As operadoras grandes e pequenas avisaram sobre centenas de milhares de licenças em potencial e o que é surpreendente para mim é que qualquer um ficaria surpreso quando exatamente o que previmos aconteceria, acontecesse repetidas vezes”, diz Malarkey Black do RAA. “Há um ponto sem volta para um negócio complexo como uma companhia aérea quando se trata de decisões que envolvem milhares de trabalhadores e será tarde demais para salvar empregos se os atrasos continuarem como estão”, diz ela.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque