Pesquisar este portal

11 agosto, 2020

Guarda Municipal de Cajamar é equipada com armas Taurus

 

  *Departamento de Comunicação e Imprensa / Pref. de Cajamar - 06/08/2020

No dia 06 de agosto, a Prefeitura Municipal de Cajamar, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, realizou a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO).

Durante a inauguração da Central de Monitoramento, foi realizada a entrega de novos armamentos adquiridos da empresa Taurus Armas S.A.: 60 pistolas .40 e oito carabinas CTT 40, além de 116 novos coletes, 10 mil munições .40, 18 equipamentos de choque completo (capacete, joelheira, cotoveleira, caneleira e o escudo) e 181 novos uniformes.

Centro de Controle Operacional
A central do Sistema de Videomonitoramento que faz parte do Programa Muito + Segurança ficará localizada na sede da Secretaria de Segurança Urbana, no distrito do Polvilho.

O sistema inédito de monitoramento é todo modernizado e conta com mais de 100 câmeras de última geração, que possuem função giratória, com longo alcance, instaladas em pontos estratégicos da cidade. As imagens serão acompanhadas 24 horas, em tempo real.

Além das câmeras de vigilância, o novo sistema de segurança irá monitorar todas as áreas públicas da cidade, através das imagens enviadas pelos cinco totens que já estão em funcionamento, que conta com câmera speed dome, 360 graus com controle e zoom e mais de cinco câmeras fixas, com sistema completo de iluminação noturna e de áudio, que estão diretamente ligados ao Centro de Controle Operacional. Os totens possuem um botão comunicador onde o cidadão, numa situação emergencial, consegue acionar e conversar diretamente com um Guarda Municipal que estiver de plantão no CCO, para informar sobre a ocorrência com mais agilidade.

Os totens estão instalados nas principais entradas e saídas do município. Dois estão situados na Avenida Tenente Marques, no Polvilho, sendo um próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba e um na rotatória do trevo da Margarida. O terceiro foi instalado no trevo do Guaturinho (entre a Avenida Prefeito Juvenal Ferreira e a José Marques Ribeiro), um na Avenida Jordano Mendes, ao lado da entrada do pontilhão, em Jordanésia, e o quinto está no trevo do Parque São Roberto (entre a Avenida Dr. José Leme Maciel e a Rua Cisalpinas).

Junto com o lançamento deste sistema, a administração municipal anunciou um conjunto de melhorias que vem executando para reforçar a segurança do município que inclui o início do funcionamento do novo Posto Avançado da GCM em Cajamar-Centro, reforma das bases já existentes do Ponunduva e do Polvilho, troca de viaturas, sistema GPS nas viaturas para localização e agilidade das ocorrências e integração do trânsito com a Guarda Municipal trabalhando em conjunto.

Centro de Monitoramento inaugurado nesta quinta-feira na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

A inauguração foi realizada de maneira simbólica para evitar aglomerações, durante a apresentação do novo sistema, foram entregues novos equipamentos de segurança para a equipe da GCM. A partir de agora, o efetivo terá mais armamentos contendo 60 pistolas .40 TAURUS; 8 carabinas .40 TAURUS; 116 novos coletes; 10 mil munições .40; 18 equipamentos de choque completo (capacete, joelheira, cotoveleira, caneleira e o escudo) e 181 novos uniformes. Cada GCM recebeu 2 pares de kit com duas calças, duas camisetas, coturno, cinturões táticos e o colete.

O Programa Muito + Segurança também reforçou o canil da Guarda Civil Municipal que atua no combate às drogas, com a chegada de mais três cães da raça Pastor Alemão.

Sistema Detecta
Para completar o pacote de ações executadas pelo Programa Muito + Segurança o município de Cajamar também está integrado ao Sistema Detecta do Governo do Estado de São Paulo. Um sistema de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública que unifica as informações do estado, realizando o controle através do uso de câmeras de vigilância com a tecnologia OCR, que tem a função de fazer a leitura da placa dos veículos, com objetivo de inibir atos ilícitos e identificações por onde tais veículos circulam.

Em Cajamar já existem 15 câmeras com essa tecnologia, instaladas em pontos estratégicos. As informações do sistema são enviadas diretamente para o Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza a leitura de placas de veículos, na entrada e saída do município. Quando um veículo que foi envolvido em alguma ocorrência ilícita passar diante das câmeras do Sistema Detecta, de imediato é emitido um alerta para a central, como a existência de registro de roubo/furto, entre outros crimes, localizados no histórico de ocorrências, através dos dados da placa. 

Prefeito Danilo Joan, vereador Fabiano Galvão, Secretário de Segurança Urbana Edmilson José Padovani, do comandante da Guarda Municipal, Cássio Gonçalves, é Toninho Braz um dos fundadores da Guarda Municipal de Cajamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque