Pesquisar este portal

17 outubro, 2020

Brigada Militar (RS) fará licitação internacional para compra de pistolas 9mm

Foto: GaúchaZH

*LRCA Defense Consulting - 17/10/2020

Em entrevista ao jornal Zero Hora, edição online de 16/10, o  Comandante-Geral da Brigada Militar (Polícia Militar do RS), Coronel PM Rodrigo Mohr Picon, ao comentar sobre o pregão em curso para a compra de 4.501 pistolas .40 pela Instituição, declarou que esta deve ser a última licitação da BM para compras de pistola .40. 

A partir de agora, o Comando-Geral dará início da troca de calibre, migrando para a pistola 9mm, uma arma mais leve, que oferece mais precisão e com valor de munição mais acessível. A BM deve lançar um novo edital da licitação internacional para compra de pistolas 9mm, ainda sem data definida.

— A licitação da pistola .40 está seguindo porque enquanto estiver ocorrendo a licitação da 9mm temos de ter a possibilidade de aquisição permanente de armas. Quando conseguirmos fechar a licitação de 9mm, abriremos somente para este tipo — explica o Comandante-Geral.

Cel PM Mohr

Permitida às policias militares desde 2019, as 9mm serão introduzidas na BM por iniciativa doCoronel PM Mohr, conforme noticiou Zero Hora em maio. Em janeiro deste ano, Mohr esteve em Las Vegas (EUA), na Shot Show, considerada a maior feira de armas no mundo, e identificou que praticamente todas as polícias americanas dão preferência ao calibre. O coronel discutiu a ideia com os instrutores de tiro da corporação, que concordaram com a mudança.

Atualmente, apenas o Batalhão de Operações Especiais (Bope) utiliza pistolas 9mm. Entre as vantagens na troca de calibre, segundo o comandante, estão o peso menor, o custo mais baixo da munição e o recuo mais brando da arma no momento do disparo, o que garante maior precisão ao atirador.

— A 9mm tem um desgaste mecânico menor, boa durabilidade e está sendo utilizada pelas polícias do mundo inteiro. O policial precisa de menos disparos no treinamento com a 9mm para atingir uma boa precisão, comparada com o calibre .40— explica Mohr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque