Pesquisar este portal

26 fevereiro, 2021

Com solução WEG, primeiro ônibus elétrico do país vai rodar no Espírito Santo

Ônibus elétrico brasileiro poderá chegar aos 35km Fotos: Divulgação

*Solidário Notícias - 25/05/2021

Curitiba – O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil, tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento para transporte de funcionários de empresas. O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e CERTI, terá duração de 18 meses. O investimento total foi de R$ 6,6 milhões. Ele é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio.

Com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive, junto a outros mercados e parceiros. A WEG é a fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus. Enquanto a CERTI contribuirá com os estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.

Bombas de carregamento rápido de eletricidade serão usadas

A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, possuindo carregamento rápido em até quatro horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque