Pesquisar este portal

30 maio, 2021

Visiona Tecnologia Espacial e Prefeitura de SJC mapeiam mosquito da dengue



*LRCA Defensa Consulting - 30/05/2021

A Prefeitura de São José dos Campos divulgou, no dia 13 último, que assinou acordo de cooperação tecnológica com a Visiona Tecnologia Espacial S.A. Conforme o acordo, a Prefeitura terá acesso gratuitamente a um sistema que permite prever, com até quatro semanas de antecedência, eventuais focos de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

O uso da tecnologia irá contribuir para as ações preventivas da Secretaria de Saúde com relação ao combate à Dengue, Febre Amarela Urbana, Chikungunya e Zika. A iniciativa faz parte do Plano de Governo 2021/2024 por meio da Lei da Inovação.

A Visiona Tecnologia Espacial é uma empresa joseense, joint venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras.

O acordo foi celebrado por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e a Visiona, distribuidora exclusiva da tecnologia Dipteron no Brasil.

Antecedência
Segundo os técnicos da secretaria, essa tecnologia é de utilização inédita no mundo. São José dos Campos está sendo a primeira cidade do país e do mundo a testar para depois validar o sistema para a gestão de saúde pública.

O algoritmo ou sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela empresa alemã Dipteron analisa o histórico de casos, densidade larvária e variáveis climáticas de anos anteriores para representar espacialmente as áreas críticas para possíveis infestações do mosquito.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, tem acesso ao portal de geointeligência para avaliação dos dados obtidos. A tecnologia estará integrada na plataforma de geointeligência da Visiona.

Sem custo
A aplicação do sistema deverá ser iniciada nesse mês de maio. Não haverá custo para a Prefeitura, porque faz parte do acordo de cooperação tecnológica, previsto em lei municipal de incentivo à inovação.

A medida será de muita importância para ampliar ainda mais o controle da Dengue na cidade, como já ocorre por meio de outras inciativas. 

Dipteron UG
A Dipteron UG, parceiro da Visiona, foi uma das quinze empresas selecionadas para o programa de aceleração da PARSEC Accelerator, que teve como objetivo selecionar as melhores inovações baseadas em Observação da Terra. A Dipteron UG desenvolve em parceria com a HOSTmi GmbH e a Visiona a aplicação espacial para detecção de áreas de risco do mosquito Aedes Aegypti.

*Com informações da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque